O Flamengo contou com a estrela de Gabigol para dar um enorme passo para a conquista da Copa do Brasil. Neste domingo (3), o Rubro-Negro venceu o Atlético por 3 a 1, no Maracanã, e o grande nome da partida foi o atacante, com dois gols e participação direta no gol de Arrascaeta.
O Atlético volta vivo na final graças ao gol de Alan Kardec, poucos minutos após entrar em campo. O atacante venceu disputa na área e finalizou no canto para devolver o Galo à decisão quando o placar estava 3 a 0.
Com o resultado, o Flamengo irá para a Arena MRV, em Belo Horizonte, podendo até perder por um gols de diferença para ser campeão. O Atlético terá que vencer por três gols de diferença para levar decisão por pênaltis ou por três ou mais gols para ser campo no tempo regulamentar para ficar com a taça.
Depois do jogo deste domingo (3), no Maracanã, Atlético e Flamengo decidem o título da Copa do Brasil na Arena MRV, em Belo Horizonte, no próximo domingo (10), também às 16h (de Brasília).
Entre as finais da Copa do Brasil, os times de Gabriel Milito e Filipe Luís têm compromissos pelo Brasileirão na quarta (6). O Flamengo visita o Cruzeiro, enquanto o Atlético enfrenta o Atlético-GO.
As torcidas de Flamengo e Atlético fizeram suas partes e lotaram o Maracanã. Com policiamento reforçado no entorno do estádio, as festas nas arquibancadas foram os destaques positivos.
A primeira chance da final foi do Atlético. Assim que a bola rolou, Plata errou na saída de bola. Hulk ficou com a bola e o campo livre, mas foi desarmado por Léo Pereira. Na sequência, Scarpa finalizou de fora da área para defesa de Rossi.
Depois do susto, o Flamengo assumiu o controle da partida e dominou as ações ofensivas. Aos seis minutos, Gabigol lançou Michael, que balançou para cima da marcação de Lyanco e chutou rente à trave direita de Everson.
Aos 11, Wesley teve todo espaço para arrancar na intermediária e tocar para Michael, já dentro da área. No rebote de Everson após chute de Gabigol, Arrascaeta abriu o placar: 1 a 0 no Maracanã!
A vantagem fez bem ao Flamengo, que passou a ocupar o campo de ataque. Do outro lado, o time de Gabriel Milito não encontrou respostas ofensivas. O meio de campo não conseguiu colocar Hulk e Paulinho no jogo no primeiro tempo.
Além disso, vacilou na marcação. Aos 39, um lateral cobrado e o desvio de Plata deixaram Gabigol cara a cara com Everson, e o camisa 99 do Flamengo ampliou o placar: 2 a 0. O resultado não foi mais elástico antes do intervalo porque o goleiro atleticano fez outras boas defesas.
Sem mudanças, o time de Milito ensaiou uma reação após o intervalo. Aos sete, Hulk desarmou Gerson e lançou na área. Arana e Scarpa finalizaram, mas foram travados. Aos 12, Alonso apareceu na segunda trave para desviar cruzamento, mas a bola foi para fora.
A partir dos 20 minutos, o ritmo do jogo caiu no Maracanã. Os dois times trocavam passes, mas não ameaçavam o adversário, tampouco se expunham. Contudo, a estrela de Gabigol voltou a brilhar.
Aos 29, Alcaraz recuperou a posse de bola de Zaracho – os dois haviam entrado há poucos minutos – e serviu o camisa 99, que finalizou cruzado, sem chances para Everson: 3 a 0 no Maracanã!
Contestado e com o futuro em xeque no Flamengo após a temporada ruim, com apenas cinco gols antes deste domingo (3), o atacante foi ovacionado pela torcida, que cantou “o Gabigol voltou!”.
As mudanças de Milito surtiram efeito aos 34 minutos. Zaracho se recuperou do vacilo no gol do Flamengo e tocou Alan Kardec, que desviou para o gol em sua primeira participação: 3 a 1!
Flamengo x Atlético
Flamengo
Rossi; Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro (Ayrton Lucas); Evertton Araújo, Gerson e Arrascaeta (Alcaraz); Gonzalo Plata (Fabrício Bruno), Michael e Gabigol (Varela) – Técnico: Filipe Luís. 67459 5692850
Atlético
Everson; Lyanco (Saravia), Battaglia, Junior Alonso e Rubens; Otávio (Zaracha), Franco, Gustavo Scarpa (Alan Kardec) e Arana (Alisson); Paulinho e Hulk. – Técnico: Gabriel Milito.
Gols: Arrascaeta (11’/1ºT), Gabigol (39’/1ºT e 29’/2ºT), do Flamengo, e Alan Kardec (35’/2ºT), do Atlético.
Cartão amarelo: Alex Sandro (FLA) ; Arana (ATL)
Cartão vermelho: Não houve.
Renda e público: R$ 15.692.580,00 / 61.305 pagantes / 67459 presentes
Motivo: jogo de ida da final da Copa do Brasil
Data e hora: 3 de novembro de 2024, às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Maracanã, no Rio de Janeiro
Público: 67.459 torcedores
Renda: R$15.692.850,00
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (Fifa/RS)
Assistentes: Bruno Raphael Pires (Fifa/GO) e Bruno Boschilia (Fifa/PR)
VAR: Caio Max Augusto (RN)
Da Redação com Itatiaia