O Cruzeiro continua sem vencer sob o comando de Fernando Diniz no Campeonato Brasileiro. Na noite de quarta-feira (6), a equipe celeste perdeu para o Flamengo por 1 a 0 no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela 32ª rodada do Brasileirão. David Luiz marcou o único gol da partida, em uma cobrança de falta.
A última vitória do Cruzeiro na competição foi em 1º de setembro, ainda sob o comando de Fernando Seabra, quando derrotou o Atlético-GO por 3 a 1 na 25ª rodada.
O confronto com o Flamengo marcou o sétimo jogo sem vitórias para o Cruzeiro, com três derrotas (São Paulo, Fluminense e Athletico-PR) e três empates (Cuiabá, Vasco e Bahia).
O Flamengo utilizou um time quase todo reserva, com apenas Rossi (goleiro) e Erick Pulgar (volante) como titulares. Durante o jogo, outros titulares foram adicionados ao elenco.
Com o resultado, o Cruzeiro permanece com 44 pontos na 8ª colocação e perdeu a chance de alcançar o 7º lugar. O Flamengo, com três pontos, chegou a 58 e recuperou a 4ª posição, ultrapassando o Internacional (56 pontos).
A equipe mineira volta a campo no sábado (9), quando enfrenta o Criciúma às 19h (de Brasília), no Mineirão, pela 33ª rodada. Já o Flamengo tem seu próximo compromisso no domingo (10), às 16h, pelo jogo de volta da Copa do Brasil contra o Atlético, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
O primeiro tempo foi de poucas oportunidades. O Cruzeiro teve mais posse de bola, mas não conseguiu criar boas chances de gol. O Flamengo chegou perto com Bruno Henrique, que acertou a trave aos 23 minutos da primeira etapa.
Para mudar o cenário, Diniz substituiu Walace por Barreal, e as equipes se soltaram um pouco mais. William arriscou um chute de fora da área, e Ayrton Lucas assustou com um cruzamento perigoso.
No segundo tempo, aos sete minutos, David Luiz abriu o placar ao cobrar uma falta. Marlon abriu a barreira, e a bola foi para o fundo das redes do goleiro Cássio.
Em desvantagem, o Cruzeiro aumentou a pressão, dominando o campo ofensivo. Kaio Jorge teve duas boas chances para empatar, mas desperdiçou ambas.
Aos 30 minutos, o jogo ficou tenso, com o árbitro Gustavo Ervino Bauermann distribuindo cartões para controlar os ânimos dos jogadores. Aos 37, Alcaraz chegou a marcar o segundo gol para o Flamengo, desviando um cruzamento rasteiro de Lorran, mas o VAR anulou o gol por impedimento.
Com a vantagem, o Flamengo, agora com alguns titulares em campo, conseguiu controlar a partida. Quando o Cruzeiro estava com a bola, o Flamengo pressionava e mantinha o adversário longe da área, trocando passes sem grandes ameaças.
CRUZEIRO 0 X 1 FLAMENGO
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Walace (Barreal), Lucas Romero (Lucas Silva), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Lautaro Díaz); Gabriel Veron (Mateus Vital) e Kaio Jorge. Técnico: Fernando Diniz
Flamengo
Rossi; Varela, Fabrício Bruno, David Luiz (Léo Pereira) e Ayrton Lucas (Alex Sandro); Pulgar (Evertton Araújo), Allan e Alcaraz; Plata, Bruno Henrique (Lorran) e Matheus Gonçalves (Michael). Técnico: Filipe Luís
Gol: David Luiz (aos 7’2ºT)
Cartões amarelos: Villalba, Marlon (Cruzeiro); David Luiz, Evertton Araújo, Plata, Allan e Alex Sandro (Flamengo);
Cartão vermelho: Allan (Flamengo);
Motivo: 32ª rodada do Campeonato Brasileiro;
Data e horário: 6 de novembro de 2024, às 21h (de Brasília);
Local: Estádio Independência, em Belo Horizonte;
Árbitro: Gustavo Ervino Bauermann (CBF/SC);
Assistentes: Alex dos Santos (CBF/SC) e Eduardo Gonçalves da Cruz (CBF/MS);
VAR: Thiago Duarte Peixoto (CBF/SP);