O Cruzeiro apresentou um futebol superior ao dos últimos jogos e venceu o Criciúma por 2 a 1 neste sábado (9), no Mineirão, em partida válida pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os gols celestes foram marcados por Kaio Jorge e Gabriel Veron, um em cada tempo. Allano descontou para o Tigre.
A vitória aliviou a pressão sobre o técnico Fernando Diniz, que ainda não havia vencido no Brasileirão. Sua única vitória no comando do Cruzeiro havia sido contra o Lanús-ARG, na volta das semifinais da Copa Sul-Americana.
O triunfo também encerra uma seca de quase 70 dias sem vitórias, período em que o Cruzeiro obteve sete jogos sem vencer no Brasileirão, de 1º de setembro a 6 de novembro.
Com o resultado, o Cruzeiro chega aos 47 pontos em 33 jogos, subindo para a sétima posição, beneficiado pelo empate entre Juventude e Bahia.
Próximos jogos
O próximo compromisso do Cruzeiro é contra o Corinthians, no dia 20 de novembro, às 11h (horário de Brasília), na Neo Química Arena, pela 34ª rodada. A partida ocorre no feriado do Dia da Consciência Negra.
Depois, o Cruzeiro se prepara para a final da Copa Sul-Americana contra o Racing-ARG, em Assunção, no Paraguai, três dias após o jogo contra o Corinthians.
No mesmo dia, o Criciúma enfrentou o Vitória às 11h, no estádio Heriberto Hülse.
Análise do jogo
O Cruzeiro dominou o jogo, com mais posse de bola e várias chances de gol, colocando fim ao jejum de vitórias no campeonato. O tempo começou bem e abriu o placar logo no início do primeiro tempo com Kaio Jorge, após belo lançamento de Matheus Pereira. A equipe celeste manteve a bola, mas cometia erros no ataque e deu espaços ao Criciúma, que quase aproveitou as falhas defensivas.
No segundo tempo, o Criciúma balançou até as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. O Cruzeiro continuou atacando e ampliou a vantagem com Gabriel Veron após passe de Kaio Jorge. O Criciúma descontou aos 36 minutos com Allano.
Cronologia do jogo
- Aos 8′ do 1º tempo: Matheus Pereira lança para Kaio Jorge, que marca o primeiro gol: 1 a 0.
- Aos 3′ do 2º tempo: Criciúma marca, mas o gol é anulado por impedimento.
- Aos 24′ do 2º tempo: Gabriel Veron marca o segundo gol do Cruzeiro: 2 a 0.
- Aos 36′ do 2º tempo: Allano desconta para o Criciúma, fechando o placar em 2 a 1.
Cruzeiro 2 X 1 Criciúma
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Zé Ivaldo), Matheus Henrique e Matheus Pereira (Ramiro); Gabriel Veron (Barreal) e Kaio Jorge (Lautaro Díaz). Técnico: Fernando Diniz.
Criciúma
Alisson; Claudinho (Marquinhos Gabriel), Rodrigo, Wilker Angel e Trauco (Ronald Lopes); Newton, Barreto (Fellipe Mateus), Allano, Matheusinho (Pedro Rocha) e Marcelo Hermes; Arthur Caíke (Bolasie). Técnico: Cláudio Tencati
Motivo: 33ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 9 de novembro (sábado), às 19h (de Brasília)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães (CBF/RJ)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (Fifa/SP) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (CBF/RJ)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (CBF/RJ)
Gol: Kaio Jorge (8′ 1ºT), Gabriel Veron (24′ 2ºT) e Allano (36′ 2ºT)
Cartão amarelo: Rodrigo, Arthur Caíke, Wilker Angel (CRI); Lucas Silva, Kaio Jorge, Matheus Pereira (CRU)
Cartão vermelho: não houve
Público: 29.287 torcedores
Renda: R$ 1.097.214,00