Atletas de Sete Lagoas de várias graduações de taekwondo fizeram bonito em competições realizadas no último final de semana na Arena Carioca 1, no Rio de Janeiro: o Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas e a Copa do Brasil Embaixador da Coreia 2024.
Pedro Viana Santos (13 anos) é faixa marrom e ficou em segundo lugar na categoria cadete (até 15 anos) com peso até 37kg; Kauane Kathleen Pereira das Graças (16 anos), faixa laranja, ficou com o terceiro lugar na categoria juvenil até 55kg. O professor Frederico Souza, que acompanhou estes atletas, aponta que o evento por sua magnitude gera ansiedade aos competidores: “São sete quadras de lutas simultâneas, mais de 300 técnicos, 2.700 atletas inscritos, todos os estados brasileiros reapresentados, o palco é o mesmo das olimpíadas de 2016 e com isso tudo a cabeça dos nossos atletas iniciantes vão a um nível muito difícil de segurar”.
“Um resultado importantíssimo na vida desses dois jovens. Por mais que já sejam campeões mineiros, o campeonato brasileiro em uma arena olímpica onde vários atletas do mundo lutaram é grandioso na vida deles. Voltaram pra casa com os olhos brilhando e querendo mais para o próximo ano. Isso é o mais importante ver essas crianças e adolescentes conhecendo lugares pelo Brasil representando sua cidade, seu estado é uma experiência que eles vão levar para a vida toda. Fico muito feliz em fazer parte desse momento na vida deles”, disse o professor Frederico
Outra atleta setelagoana participante do Campeonato Brasileiro de Faixas Coloridas e na Copa do Brasil Embaixador da Coreia 2024 foi Leane Aparecida Faria Alves, competindo pela categoria Masters 2 até 67kg, ficando com a medalha de ouro. Ela, que recentemente competiu, junto com a filha, em uma competição a nível nacional, consegue mais uma vitória.
“Não temos apoio financeiro, conseguimos pagar os gastos da viagem com rifa que vendemos, estou rifando meu celular. Com trufas que minha filha faz e vendemos, e cartões que peguei emprestado e ainda tenho que pagar”, comenta Leane, que tem apoio da Cross Brave Academia, Nutri7 Suplementos, e nutricionista Bruna Alves.
A filha de Leane, Nikole Faria, ficou de fora da Copa do Brasil por não ter batido o peso para a disputa: “Faltou perder 800g. Mas já estamos nos preparando para as próximas competições, ela vai subir de categoria, ela foi disputar no juvenil até 49 kg, vai passar para categoria até 52 kg, juvenil”, completa.
Atletas e seus destaques
Além dos atletas acima citados, Sete Lagoas também foi bem representada por mais competidores que levaram para casa boas posições nos campeonatos realizados no Rio de Janeiro. Entre eles, o destaque de Isabella Fernandes Santos, que conquistou medalha de bronze na Copa do Brasil Embaixador da Coreia na categoria cadete até 59kg.
Confira a classificação destes participantes:
- Raquel de Jesus Alves Medes, faixa azul e atleta de poomsae que competiu na categoria sub-30, foi medalha de bronze na Copa do Brasil;
- Poliane Cristina Grisante de Souza, faixa preta, campeã brasileira no Master 2 com peso até 57kg;
- Elvis Luís Ferreira de Souza, faixa preta, campeão brasileiro na categoria Master 2 até 59kg;
- Tainara de Oliveira Marques, faixa preta, conquistou o quinto lugar na categoria juvenil sub-17 até 52kg;
- Luiz Daniel Pereira de Paula, faixa preta, ficou em quinto lugar na categorial juvenil sub-17 até 55kg;
- Maria Eduarda Araújo Moreira, faixa preta, conquistou o sexto lugar na categoria cadete.
Todos os atletas de Sete Lagoas representam a Escola R. Tigre de Taekwondo, que tiveram como técnicos os professores Ronaldo Marques, Wellerson Alves e Frederico Souza.