No primeiro jogo após o vice-campeonato da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro empatou com o Grêmio por 1 a 1, nesta quarta-feira (27), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado não foi favorável para as ambições de ambas as equipes na competição.
O Cruzeiro, atualmente na sétima posição com 48 pontos, segue como último classificado provisório à Copa Libertadores de 2025. Logo atrás está o Bahia, com 47 pontos, ainda na disputa pela vaga. Já o Grêmio, na luta contra o rebaixamento, alcançou 41 pontos e ocupa a 14ª colocação, enquanto o Criciúma, com 38, abre o Z4.
Próximos jogos
O Cruzeiro enfrentará o Bragantino no próximo domingo (1º), às 18h30, no estádio Nabi Abi Chedid. O Massa Bruta está em 18º lugar, com 37 pontos, na zona de rebaixamento. O confronto marca o reencontro do time mineiro com o técnico Fernando Seabra, demitido do Cruzeiro em setembro e atualmente no Bragantino.
O Grêmio, por sua vez, recebe o São Paulo no mesmo dia, às 16h, na Arena do Grêmio.
O jogo
O Cruzeiro começou dominando a posse de bola, mas enfrentou dificuldades na criação devido à forte marcação gremista. Aos sete minutos, o chileno Aravena quase abriu o placar para o Grêmio, mas parou no goleiro Cássio. O Cruzeiro respondeu logo em seguida, com Lautaro Díaz acertando o travessão.
Apesar do domínio celeste, o Grêmio saiu na frente aos 18 minutos, com Braithwaite completando cruzamento de João Pedro. O Cruzeiro seguiu pressionando, mas só conseguiu empatar aos 41 minutos, em bela jogada de Gabriel Veron, que serviu Matheus Pereira. O camisa 10 marcou após um jejum de mais de quatro meses, desde a vitória contra o Bragantino, em julho.
No segundo tempo, o Cruzeiro manteve a superioridade, mas pecou nas finalizações. Aos dois minutos, um lance polêmico envolvendo Gabriel Veron e Rodrigo Caio gerou protestos celestes, mas o árbitro não marcou falta nem expulsou o zagueiro gremista, como apontado por Márcio Rezende de Freitas, da Itatiaia.
Mesmo com maior posse de bola (61%) e 19 finalizações, o Cruzeiro acertou apenas três chutes no alvo. Já o Grêmio, mais retraído, concluiu quatro vezes, todas em direção ao gol. O time mineiro sentiu o desgaste físico na reta final, não conseguiu transformar sua superioridade em gol e ficou com o empate.
Cruzeiro 1 x 1 Grêmio
Cruzeiro
Cássio; William, João Marcelo, Lucas Villalba e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva (Mateus Vital), Álvaro Barreal (Japa) e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Kaique Kenji) e Lautaro Díaz (Tevis). Técnico: Fernando Diniz.
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Rodrigo Caio, Jemerson e Reinaldo; Villasanti, Dodi (Pepê), Aravena (Edenilson), Cristaldo (Monsalve) e Soteldo (Pavón); Braithwaite (Diego Costa). Técnico: Renato Gaúcho
Motivo: 35ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 27 de novembro de 2024 (quarta-feira), às 21h (de Brasília)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP)
Árbitro de vídeo (VAR): Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Gols: Braithwaite (18min 1ºT), Matheus Pereira (41min 1ºT)
Cartões amarelos: William e Lucas Romero (CRU); Jemerson (GRE)
Público: 21.009 presentes
Renda: R$ 717.892,50
Da Redação com informações da Itatiaia