Finais da Copa Corujão/QS Calhas acontecem no próximo sábado (28) em Sete Lagoas
A Copa Corujão/QS Calhas chega ao momento de definir os campeões. As...
Em Campeonatos Mundiais Sênior, conquistou sete medalhas (3 ouros, 1 prata e 3 bronzes). Nos Mundiais Júnior, subiu ao pódio quatro vezes (1 ouro, 1 prata e 2 bronzes).
Histórico Olímpico e Trajetória
Mayra é a recordista de participações olímpicas no judô brasileiro, tendo competido em cinco edições consecutivas: Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Além disso, conquistou três medalhas de bronze consecutivas nos Jogos de Londres, Rio e Tóquio, estabelecendo-se como a maior medalhista olímpica individual do judô brasileiro.
“Dediquei quase 20 anos ao esporte de alto rendimento. Vivi intensamente desde os 14 anos, quando entrei para a Seleção Brasileira principal. Agora é o momento de descansar, cuidar do meu corpo e pensar no futuro”, declarou a judoca em suas redes sociais.
Carreira e Conquistas
Natural de Porto Alegre, Mayra nasceu em 3 de agosto de 1991. Antes de encontrar sua paixão pelo judô, praticou balé e atletismo. Sua trajetória no esporte começou aos 12 anos, na Sogipa, clube que se tornou sua segunda casa. Aos 15, já integrava a Seleção Brasileira adulta e, aos 16, conquistou a prata nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. No ano seguinte, estreou nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Em toda a sua carreira, Mayra acumulou cerca de 300 lutas, com 229 vitórias, alcançando um aproveitamento de 76,3%. Nas competições organizadas pela Federação Internacional de Judô (IJF), venceu 139 das 186 lutas disputadas, sendo 91 por ippon.
“Cada luta foi uma entrega total. Sou muito grata a todos que me ajudaram ao longo dessa caminhada. Agora quero focar em mim, na minha saúde e nas pessoas que amo”, disse emocionada ao anunciar sua despedida.
Principais Conquistas de Mayra Aguiar
Mayra encerra sua carreira como um dos maiores nomes do esporte brasileiro, deixando um legado inspirador para as futuras gerações.
Da Redação com O Tempo
Maria Eduarda Alves Jornalista pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Já atuou no jornal A Sirene destinado aos atingidos da barragem de Mariana e como vendedora em comércio. Atua com apresentação, produção de audiovisual e textual no Setelagoas.com.br desde 2023.
A Copa Corujão/QS Calhas chega ao momento de definir os campeões. As...
Grande oportunidade para jovens nascidos entre 2008 a 2010! O Bela Vista...
O Ideal Sport Club de Sete Lagoas teve importante vitória no domingo...
Domingo (22) é dia de jogo para o Ideal pela 63ª Copa...
O sonho do título mundial chegou ao fim para o Dentil Praia...