A Confederação Brasileira de Futebol, CBF, anunciou nessa segunda-feira, 28, o cancelamento da festa “Craque do Brasileirão”, que premiava os destaques do torneio em suas quatro divisões. Assim, caso fature o Nacional, o Cruzeiro receberá o caneco logo após a partida que decretar o título. O mesmo ocorrerá com os clubes campeões das Séries B, C e D.
A festa ocorre tradicionalmente no dia seguinte ao término do Brasileirão, neste ano seria em 9 de dezembro. Mas, segundo a entidade, não será possível realizar o evento dessa vez por causa da proximidade com o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2014, marcado para 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, no litoral baiano.
Um dos maiores atrativos da cerimônia era a entrega da taça de campeão do Brasileiro. Em 2012, o Fluminense assegurou o título com três rodadas de antecedência. Após um acordo, recebeu o troféu em um jogo no Engenhão, contra o Cruzeiro, mas devolveu o caneco para nova entrega na festa da CBF. Nessa mesma festa, a entidade que rege o futebol brasileiro também premiava os melhores jogadores do torneio. A eleição dos atletas que mais se destacaram na peleja será mantida, mas os detalhes da cerimônia de entrega ainda não foram revelados pela entidade.
Segundo os matemáticos, o Cruzeiro tem 99% de chances de ser campeão. A raposa tem 12 pontos de vantagem sobre o segundo colocado e restam apenas sete rodadas. O time de Marcelo Oliveira pode ser o campeão mais precoce da competição desde a criação dos pontos corridos.
Com Agência Estado