Desenvolvido no bairro Itapuã, o Projeto Local de Envolvimento Comunitário, PLEC, teve sua candidatura aprovada no programa Football For Hope, (futebol pela esperança) da FIFA. O PLEC foi selecionado através de um projeto que apresenta como pretende utilizar o futebol como uma atividade socio-educativa. No Brasil 30 entidades foram selecionadas, em Minas Gerais o PLEC é uma das três associações que foram escolhidas para receber o programa.
Com a escolha colaboradores do PLEC estarão em Porto Alegre, RS, entre os dias 25 e 27 de novembro para representarem a associação e Sete Lagoas em um intercâmbio com representantes da Adidas e de outras associações do País. O projeto da FIFA oferece suporte a programas selecionados de organizações não-governamentais que utilizam o futebol como ferramenta em seu trabalho diário para o desenvolvimento social.
A FIFA realiza a ação desde 2005 e o Futebol Pela Esperança é uma atividade central da estratégia de responsabilidade social da entidade e do comprometimento para deixar um legado social do evento no país–sede. Para se beneficiar, o PLEC iniciou em fevereiro um intenso diálogo com representantes da FIFA e inscreveu seu projeto em uma concorrência pública.
O projeto de futebol do PLEC existe desde 2011 após a inauguração da quadra esportiva. O trabalho atende meninos e meninas com idade entre seis e 14 anos. Com apoio vindo do Futebol pela Esperança e de parceiros da cidade, o projeto pretende beneficiar diretamente 160 crianças em 2014 em várias áreas. As atividades englobam treinamentos de futebol, alimentação e apoio psicológico na sede da associação, além de as crianças poderem participar de campeonatos e torneios em nossa cidade.
Com a implantação do projeto, a diretoria do PLEC espera um fortalecimento da autoconfiança dos jovens, o exercício da convivência pacífica em comunidade e o desenvolvimento motor, psíquico e cultural das crianças. A associação busca agora apoio para cobrir a quadra para que as atividades possam acontecer também em época de chuvas.
Para conhecer um pouco mais do trabalho da associação e também ajudar de alguma forma, o telefone de contato é o 3772-5850. No site da associação, projetoplec.com.br, há outras informações para quem quiser ser um padrinho do PLEC.
Da redação