Além da vitória do Atlético e derrota do Cruzeiro na última rodada da fase de grupos do Campeonato Mineiro nessa quarta-feira (12), a disputa para quem iria amargar o rebaixamento ao Módulo II foi eletrizante – e o gol de um jogador natural de Curvelo decidiu a permanência do Pouso Alegre na elite regional.
![](https://setelagoas.com.br/wp-content/uploads/2025/02/jonathan-pafc.jpg)
Mas antes, vamos contar como foi o confronto entre as equipes. O Pousão estava pressionado em ter que vencer para não cair (um simples empate do Aymorés e o tropeço do time do sul de Minas era o que não poderia acontecer) e o Uberlândia já estava de “figuração” no Módulo I, mas precisava não fazer feio na despedida. O placar foi aberto aos 19 minutos da etapa inicial André Krobel – 1 a 0 Pouso Alegre, que estava pouco inspirado, e quase tomou o empate no final do primeiro tempo.
A emoção mesmo estava guardada para a etapa final. O Uberlândia começou pressionando, mas o Pouso Alegre também crescia na partida, até que a luz acaba no estádio Manduzão. Após muitas chances desperdiçadas pela equipe do sul de Minas, Aslen faz o gol que empatava para o time do Triângulo e fazia com que o Pousão fosse rebaixado.
Pressionado, o Pouso Alegre foi todo ataque – até que apareceu a estrela de Jonathan. O lateral esquerdo, após o ‘abafa’ do ataque, recebeu a bola limpa para chutar de perna esquerda na entrada da pequena área para definir a partida: 2 a 0 Pousão, resultado que garantia a permanência no Módulo I.
Ver essa foto no Instagram
Jogador
Natural de Curvelo, Jonathan passou pelas categorias de base do Atlético Goianiense e Red Bull Bragantino. No ano passado, ele foi transferido para o União Santarém, clube da terceira divisão portuguesa, quando retornou ao Brasil para jogar no Pouso Alegre.
“A palavra desistir pra mim nunca existiu, eu nunca quis ser fraco comigo mesmo. Eu não tive escola, eu parei no sétimo ano, então a única coisa que eu sei é jogar. Esse é o plano A, o plano B, o plano C, é o único que fiz dar certo. Deus me ajudou, Deus me escolheu, e escolhido não tem escolha”, disse o lateral em uma entrevista para a rádio Centrominas, de Curvelo, no final do ano passado.
Com o sonho de jogar futebol desde cedo – e hoje sendo fundamental para a permanência do Pousão no Módulo I, Jonathan afirma: “Você não precisa de ninguém para acreditar em você, se você acreditar, já basta. As pessoas falavam que eu era louco, mas o louco está vivendo um sonho que muitos queriam. (…) Se vocês tem um sonho, nunca desistam, essa palavra não existe. Corre atrás”.