Cruzeiro e América empataram por 1 a 1 neste domingo (16), no Mineirão, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Mineiro. O tempo que Celeste saiu na frente ainda no primeiro tempo, com Gabigol convertendo um pênalti. Na segunda etapa, Cauã Barros deixou tudo igual após um chute desviado que enganou o goleiro Cássio.

Após o apito final, a torcida do Cruzeiro manifestou insatisfação com algumas vaias, enquanto os americanos provocaram, chamando o rival de “freguês”.
O duelo de volta, agora com mando do América, será realizado na próxima semana. A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda definirá dados, horário e local de partida que decidirá um dos finalistas do Estadual.
O jogo
Depois de uma derrota de virada para o Democrata-GV com um tempo alternativo, o técnico Leonardo Jardim escalou força máxima contra o América.
O confronto começou equilibrado e quente. O julgado Anderson Daronco precisou intervir diversas vezes para enganar os ânimos, diante de faltas táticas e jogadas mais ríspidas. O primeiro tempo não passou sem cartões.
O América teve a primeira grande chance, enviando a saída de bola do Cruzeiro. O tempo celeste apostava em jogadas pelas pontas, acionando bastante Kaiki, Dudu e William.
O Cruzeiro buscava seu ritmo com intensidade, mas, nos erros ofensivos, o América respondia em contra-ataques. O duelo tem essa dinâmica até o fim, com os tempos se respeitando.
O primeiro gol saiu de um pênalti. Adyson acertou Matheus Pereira dentro da área americana, e, após revisão do VAR, Daronco marcou a compensação. Gabigol cobrou e abriu o placar: 1 a 0.
A segunda etapa manteve o equilíbrio. O Cruzeiro criou mais chances, mas parou em boas defesas do goleiro Matheus Mendes. Mesmo em desvantagem, o América resistiu ao ataque.
Aos 31 minutos do segundo tempo, Kauã Diniz e Cauã Barros trocaram passes até a bola sobrar para Barros, que arriscou de longe. A bola desviou no meio do caminho e tirou Cássio da jogada, decretando o empate: 1 a 1.
Cronologia dos gols
- 36′ do 1º tempo: Matheus Pereira sofre falta de Adyson na área. Após revisão do VAR, pênalti assinalado.
- 41′ do 1º tempo: Gabigol cobra no canto direito e abre o placar: 1 a 0.
- 31′ do 2º tempo: Cauã Barros chuta de fora da área, a bola desvia e engana Cássio: 1 a 1.
Veja os gols da partida:
Ver essa foto no Instagram
Agora, as equipes se preparam para o jogo decisivo da semifinal, que promete mais equilíbrio e emoção.
Cruzeiro 1 x 1 América
Cruzeiro
Cássio, William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero (Marquinhos), Matheus Henrique, Matheus Pereira e Eduardo (Lucas Silva); Dudu (Bolasie) e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.
América
Matheus Mendes; Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Kauã Diniz (Felipe Amaral), Cauan Barros (Miqueias) e Elizari (Benitez); Fabinho, Renato Marques (Jonathas) e Adyson (Yago Santos). Técnico: William Batista.
Motivo: 1º jogo da semifinal do Campeonato Mineiro
Data: 16 de fevereiro de 2025 (domingo)
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Horário: 16h (de Brasília)
Arbitragem: Anderson Daronco, auxiliado por Victor Hugo Imazu dos Santos e Eduardo Gonçalves da Cruz
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior
Gol: Gabigol (41 min 1ºT), Caua Barros (31 min 2ºT)
Cartão amarelo: Gabigol (CRU); Lucão, Kauã Diniz, Caua Barros, Julio (AME)
Público: 38.818
Renda: R$ 1.525.850,00