Por Álvaro Vilaça
O torneio será disputado por seis equipes, com um total de 60 atletas inscritos, sendo 10 para cada agremiação. Eles possuem diferentes classificações técnicas e foram divididos, por sorteio, entre os times participantes, com o intuito de deixar a disputa o mais equilibrada possível.

A primeira edição da Copa Cortez, em 2017, foi realizada no sítio do casal Rodney e Claudilene Cortez, no Condomínio Lagoa Nova, e lá permaneceu até o quarto ano. Depois, com o aumento no número de times e o crescimento constante do apelo popular, a competição foi transferida para o Clube Tamanho do A, onde permanece até os dias atuais. Porém, Rodinho e Claudilene seguem como pilares da copa. São as referências que unem a todos nesta grande festa do esporte e das famílias.
O coordenador geral da competição, Cláudio Maia, deu detalhes sobre o formato desta edição:
“Na verdade, depois que a copa passou a ser realizada fora da residência do Rodinho e da Claudilene, agregamos mais algumas pessoas para ajudar na organização, no intuito de manter este evento especial que compartilha amizade, momentos de lazer e felicidade, agregados à prática da paixão nacional. Temos até futebol”, brincou.
“A Copa Cortez não tem nenhum fim lucrativo, por isso, o que existe é a colaboração de todos os participantes. Alguns mais, outros menos, mas ninguém se furta a tornar o ambiente mais feliz, mais leve e mais divertido. Todos os anos são três meses com finais de semana intensos e prazerosos.”
Para esta temporada, estão confirmados 12 patrocinadores, que se dividem nas seis equipes participantes, sendo elas:
- Cortez / Intervento Seguros
- Razena / CCL Transportes
- Gellak / Casa dos Parafusos
- Soares Imobiliária / Cedro Têxtil
- JNT Energia Solar / Point Car
- Locanema / Saulo Móveis
Todas as equipes se enfrentam na primeira fase, totalizando cinco rodadas. A partir daí, os quatro primeiros colocados na classificação geral seguem para a fase semifinal e, posteriormente, para as disputas das Taças de Ouro e Prata. Já os dois últimos classificados da fase inicial vão automaticamente para a decisão da Taça de Bronze. Ao todo, serão sete rodadas até que os campeões sejam conhecidos.
As punições disciplinares serão convertidas em alimentos, que posteriormente serão doados a instituições de caridade.
Veja algumas regras para a edição de 2025:
- As partidas deverão iniciar no horário estabelecido na tabela. Haverá tolerância de 15 minutos para a primeira partida.
- Os jogos serão comandados por um (01) árbitro e terão dois tempos de 30 minutos. Haverá uma parada de 2 minutos em cada tempo para hidratação.
- Cada atleta classificado com os números 8, 9 ou 10 deverá jogar, no mínimo, 15 minutos. A equipe que não cumprir esse tempo poderá perder os pontos do jogo ou, caso tenha perdido a partida, deverá doar 24 litros de leite.
- Cartão amarelo: o atleta deverá ficar 5 minutos fora. Conta-se o tempo a partir da retomada do jogo (evitar cera).
Punições aos atletas serão convertidas em litros de leite, que deverão ser levados na rodada seguinte:
- Cartão amarelo: 3 litros;
- Cartão vermelho: 5 litros;
- Faltar à partida: 3 litros.
Também é muito importante lembrar que, há três anos consecutivos, a copa conta com o apoio especialíssimo do Sicoob Credisete, instituição de grande importância regional, que colabora de forma destacada com o esporte em Sete Lagoas e região.
Em todas as rodadas, após os jogos, acontece a tão aguardada confraternização, que é muito divertida e conta com boa comida, bebida e muita música com bandas locais. Por falar nisso, prestigiar os artistas da cidade é outra prioridade da copa.
Rodney Cortez, um dos precursores da copa, comentou sobre sua satisfação em ver a proporção que o evento tomou:
“A Copa Cortez começou a partir da ideia de dois amigos que se encontraram no meu sítio: o Robão e o Raimundo Razena. Inicialmente, eram quatro equipes — uma brincadeira — que chega à sua 8ª edição, hoje com seis times e dezenas de atletas, com suas famílias e amigos. A copa mobiliza amizades, confraternizações, ações sociais e gera muito entretenimento para todos. Nós passamos o ano inteiro na expectativa do início do torneio, pelo reencontro com várias pessoas, e durante sete semanas temos a oportunidade de conviver juntos em um ambiente muito gostoso e saudável. Então, eu quero agradecer a Deus por nos permitir realizar essa competição, que na verdade vai muito além dos jogos, pois nos proporciona momentos maravilhosos ao lado de pessoas que fazem a diferença na nossa vida!”
O evento, que é realizado no Clube Tamanho do A, no bairro Tamanduá, não é aberto ao público em geral, pois o espaço não comporta um grande número de pessoas. Assim, a participação de terceiros fica condicionada ao convite feito por integrantes da copa.
Todas as informações sobre jogos, resultados, classificação, entrevistas e eventos musicais podem ser obtidas através do Instagram do torneio: @copacortez
Veja os jogos da primeira rodada, marcada para este final de semana:
- 08:00 – Razena / CCL Transportes x Gellak / Casa dos Parafusos
- 09:15 – Locanema / Saulo Móveis x Cortez / Intervento Seguros
- 10:30 – Soares Vieira Imobiliária / Cedro Têxtil x JNT / Point Car
Desejamos uma excelente copa e finais de semana inesquecíveis para todos. Copa Cortez, a copa das famílias!