O sucesso do Programa Mexa-se é ratificado a cada dia com a chegada de novos adeptos, interessados em iniciar as aulas. Na Av. Norte/Sul, no bairro das Indústrias, o projeto bate recorde de público. Na parte da manhã cerca de 150 pessoas se reúnem para fazer atividade física ao som de boa música. À noite a aula é ainda mais animada, o público quase dobra e já chega a cerca de 250 participantes.
A família toda se reúne e vai se exercitar. Maria Laura tem 60 anos e começou a frequentar as aulas há um mês. “Venho com meus dois filhos e com minha netinha de três anos. Enquanto faz uma atividade a gente se diverte e ela também”, conta animada.
A educadora física Josiane Leonarda diz que o principal benefício do projeto Mexa-se é proporcionar mais qualidade de vida a população. “Emagrecer e perder peso é consequência de tudo. A gente quer trabalhar mesmo para diminuir o colesterol, a glicose, para que as pessoas durmam melhor, tem muito idoso, a gente quer que os idosos fiquem mais independentes. Então, trabalhando mais o corpo o dia a dia vai ficar melhor pra eles”, explica.
Josiane comemora a aceitação do projeto e lembra que a participação é muito democrática. “Nós temos alunos de dois a 82 anos”, ressalta. Quem acompanha as aulas vê com frequência um adulto ajudando uma criança que tenta fazer os movimentos, e outras vezes, um idoso sendo ajudado por um jovem a se equilibrar e não perder a coreografia.
A educadora diz que espera por novidades em breve. “Teremos uma nutricionista aqui para auxiliar melhor na parte de alimentação. O mais importante é que a gente incentiva cada um a respeitar o seu limite. Tem gente que já treina há mais tempo. Tem gente que é sedentário e nunca fez nada. Queremos uma aula que atinja todo mundo, é difícil, devido as diferenças, mas a proposta é essa, dar um limite para cada um e dar uma opção mais fácil. O benefício maior é a disposição para trabalhar e fazer as tarefas do dia a dia. São três meses de projeto e os resultados são inúmeros”, comemora.
A grande aceitação e a energia positiva foi o que chamou a atenção de Cláudia Vaz de Melo, moradora de Prudente de Morais. Cláudia participou da aula ontem, 3, pela primeira vez e está muito animada para freqüentar o projeto quatro vezes por semana. “Eu fazia academia e tem um ano que parei. Hoje é meu primeiro dia aqui. Pretendo vir de segunda a quinta. Adorei a aula, a energia, gostei demais”, conta.
As aulas acontecem no período da manhã, a partir das 7h, e a noite, a partir das 19h. Os interessados em participar do programa devem comparecer a academia ao ar livre da Av. Norte/Sul. As atividades acontecem de segunda a sexta-feira. Outros núcleos do projeto também são sucesso de público como na Lagoa da Boa Vista, Cercadinho e Catarina.
Confira um vídeo da aula de segunda-feira, 3, com a professora Josiane:
http://www.youtube.com/watch?v=sfe5QgZxyNU
por Juliana Nunes