O Cruzeiro entra em campo nesta quarta-feira, às 21h 50 (hora de Brasília), para defender a liderança do grupo 5 da Copa Santander Libertadores. O time celeste enfrenta o Universitário, no Estádio Olímpico Pátria, em Sucre. Caso vença, o time celeste assegura a ponta da tabela por mais uma rodada.
Com quatro pontos conquistados em duas partidas, a equipe estrelada depende apenas de seus resultados para garantir a classificação para a próxima fase. Na segunda colocação está o Estudiantes`, com três pontos, seguido de Deportivo Quito e do próprio Universitário, com um ponto cada.
A partida desta quarta-feira encerra a participação do Cruzeiro no turno. Uma vitória deixaria as coisas mais tranqüilas no returno, uma vez que o time celeste receberá Universitário Sucre e Deportivo Quito em casa e só sairá para enfrentar o Estudiantes.
“A expectativa é de fazermos um bom jogo aqui na Bolívia e vencermos. A gente sabe que é difícil, tem a altitude, mas esperamos sair daqui com os três pontos, que darão uma tranquilidade maior no decorrer da competição”, destacou o atacante Kléber.
O número de pontos somados na primeira fase é importante também porque a equipe de melhor campanha entre todos os grupos enfrentará nas oitavas-de-final aquele que se classificar com a menor soma.
“Temos que buscar o máximo de pontos possível porque nas outras fases nós poderemos jogar com a vantagem de fazer o segundo jogo sempre em casa nas outras fases”, alertou o atacante Thiago Ribeiro.
O Universitário Sucre vem de duas derrotas seguidas, 1 x 0 para o Estudiantes-ARG pela Copa Santander Libertadores e 2 x 1 para o Nacional de Potosí, pelo Campeonato Boliviano. Na última colocação do grupo, os bolivianos buscam seu primeiro triunfo na competição.
Além de superar as dificuldades da partida e do adversário, que contará com promoção de ingressos para ter o estádio cheio, o Cruzeiro terá que vencer os 2.750 metros de altitude. O lateral-direito Jonathan vê uma evolução da equipe celeste neste tipo de situação. No ano passado, perdeu para o Real Potosí e este ano, empatou com o Deportivo Quito.
“É muito difícil pelas circunstancias da altitude. A gente espera surpreender a equipe do Universitário Sucre. Já está melhorando, tivemos a derrota, agora o empate e tomara que a vitória seja nesse jogo, para dar uma maior tranquilidade para os jogos que vêm pela frente, pois vamos estar na liderança da chave”, disse.
O jogo será especial para Adilson Batista. Ele comandará o Cruzeiro pela 13ª vez pela Copa Santander Libertadores e igualará o recorde dos dois técnicos que levaram ao título da competição. Ele fará companhia a Zezé Moreira (1976), e Paulo Autuori (1997), dirigiram o time celeste em 13 partidas cada e foram campeões.
Times
O Cruzeiro sofrerá duas mudanças em relação à formação que empatou com o Deportivo Quito por 1 x 1 na última quarta-feira. Fabrício e Wellington Paulista, suspensos, deverão dar lugar a Henrique e Kléber.
Já o Universitário Sucre não poderá contar com o zagueiro Martín Aguirre, expulso contra o Estudiantes na última rodada. O goleiro titular, Juan Carlos Robles, está de fora por uma lesão muscular. O meia brasileiro Marcelo Gomes é dúvida, mas deverá atuar.
UNIVERSITARIO SUCRE X CRUZEIRO
Motivo: terceira rodada do grupo 5 da Copa Santander Libertadores
Data: 04/03/2009 (quarta-feira)
Local: estádio Olímpico Pátria, em Sucre, Bolívia
Horário: 21h 50 (hora de Brasília)
Árbitro: Roberto Silvera (Uruguai)
Transmissão: Globo Minas e Sportv2 (exceto para o Nordeste)
Universitário Sucre
Carlos Lampe; Pedro Zabala, Elmer Ferrufino, Ronald Rivero e Decarlos Dos Santos; Marvin Bejarano, Rolando Ribera, Sacha Lima e Marcelo Gomes; Saucedo e Sillero
Técnico: Eduardo Villegas
Cruzeiro
Fábio, Jonathan, Léo Fortunato, Leonardo Silva e Fernandinho; Henrique, Marquinhos Paraná, Ramires e Wagner; Thiago Ribeiro e Kleber
Técnico: Adilson Batista