A foto abaixo mostra o fim de um “pedal” e começo de um movimento que pretende, no mínimo, diminuir o número de ocorrências de assaltos a ciclistas que vem acontecendo em Sete Lagoas, principalmente nas trilhas da Serra de Santa Helena. O grupo de aproximadamente 250 bikers se reuniu a partir de um convite vindo das redes sociais para chamar a atenção das autoridades para os crimes. No último fim de semana dois ciclistas tiveram suas bicicletas roubadas na serra durante uma trilha.
Com crianças, adolescentes, mulheres e homens o grupo saiu da Praça Tiradentes por volta das 19h dessa quarta-feira, 22, e depois de passar pela Monsenhor Messias, Praça do CAT, Lagoa Paulino, Benedito Valadares e Jovelino Lanza chegou a Serra de Santa Helena onde o ato foi terminado. Foram pouco mais de 10km que serviram muito mais do que um exercício para o corpo.
“A gente precisa pedir segurança e também não fomentar esse tipo de situação”. A frase do organizador da pedalada, Max Tadeu, vai além de um simples pedido para as autoridades. O esportista quer que os próprios ciclistas se conscientizem e não alimentem o mercado da receptação comprando peças de procedência duvidosa que muitas vezes vem de bicicletas desmanchadas depois de serem produtos de furto.
Sete Lagoas é um pólo importante de bikers que se organizam em grupos para lazer e treinos para competições. “Não podemos nos acostumar com esse tipo de situação. Então vamos cobrar das autoridades e também conscientizar os ciclistas”, reforça Max que pede ainda para quem tiver a bike roubada que faça um boletim de ocorrência para que a Polícia Militar tenha dados sobre os crimes.
O próximo passo do grupo é organizar reuniões para formular um documento e entregar para o comando da PM com as reivindicações. A corporação não divulga estatísticas sobre as ocorrências de furto a bicicletas, mas dados não oficiais apontam para uma média de quase 20 bicicletas roubadas por mês na cidade. O SeteLagoas.com.br acompanhou todo o trajeto e apoia a iniciativa do grupo.
http://www.youtube.com/watch?v=lgjInGyTY2w
Por Marcelo Paiva