
Os últimos ajustes para primeira etapa do Circuito das Grutas de Corrida de Aventura estão sendo dados. A prova que faz parte do calendário do Ranking Brasileiro já tem presença confirmada de grandes equipes e atletas do cenário mineiro e brasileiro. Esta etapa terá prova de maior quilometragem já realizada no Brasil para categoria solo, onde os atletas competem individualmente, sem equipes. Em razão disto, já estão confirmados seis dos dez melhores atletas do Ranking Brasileiro.
Não bastassem os ininterruptos 145km de mountain bike, 52km de trekking, 4km de remo, além de empecilhos como navegação noturna, sono e cansaço, nesta última semana a organização da prova recebeu o anúncio de uma participante que promete acirrar ainda mais a disputa. Segundo previsões metereológicas, o final de semana em Sete Lagoas estará carregado com as famosas chuvas de março. “Os atletas já sofrem normalmente com os desgastes físicos e psicológicos impostos pela prova. Sono, fome, frio de madrugada e sol forte durante o dia já são fatores comuns para os atletas. O efeito da chuva atrapalha a transposição dos terrenos a serem percorridos ampliando ainda mais o perrengue dos atletas” diz Rachel Barboza membro da organização. Durante o levantamento do percurso os organizadores tiveram que planejar o trajeto, pois se depararam com a ausência de algumas pontes que foram levadas pelas enxurradas nas grandes chuvas que afetaram a região no começo do ano.
Mas nem tudo é “perrengue” em uma corrida de aventura. Segundo Marcos Alain, diretor de prova, em um determinado ponto os atletas poderão escolher entre atravessar um ribeirão andando ou por uma ponte improvisada pelos moradores locais: “Caso o sol resolva aparecer no sábado, acredito que muitos atletas irão esquecer a disputa e se render ao banho de córrego, que seja por alguns minutos. Esta é uma das grandes vantagens da corrida de aventura: os atletas se desgastam, percorrem enormes distâncias mas sempre são recompensados com lugares inesquecíveis, incomum para turistas normais”.
Com ou sem chuva, a largada da prova longa (200km) será dada às 23:59h de sexta-feira da Praça Dom Carmelo Mota (Praça da Feirinha). Os atletas farão uma volta de apresentação em torno da Lagoa Paulino para depois darem início à disputa efetivamente. A previsão é que as primeiras equipes terminem a corrida com 23 horas de prova. Segundo o regulamento do esporte, as equipes têm que ser auto-suficientes durante o percurso. Devem gerenciar sua alimentação e hidratação além de administrar seus horários de descanso e sono.
Às 9hs do sábado, 20 duplas estarão alinhadas em pedalinhos na Lagoa Paulino para dar a largada da prova curta (40km). Num percurso mais light, as duplas percorrerão 7km de trekking, 27 de mountain bike finalizando com 4km de remo na lagoa José Felix.
O Circuito das Grutas de Corrida de Aventura tem patrocínio do Real Hotel, Residence Hotel, Amaral Bebidas, e conta com apoio da ANC Comunicação, UNIFEMM, MotoarteCiclovia, Prefeitura Municipal de Sete Lagoas, Seltur e Associação do Circuito Turístico das Grutas.

{yoogallery src=[/images/corrida_aventura/corrida/]width=[120] height=[79] } |