Paulinho Pedalada abriu o placar para o time do Triângulo Mineiro aos nove minutos do primeiro tempo e Júnior empatou para o Galo aos 46 da etapa final. Três minutos mais tarde, Kleber marcou o gol da vitória.
Com o dramático triunfo em Ituiutaba, o sétimo consecutivo, o time alvinegro terminou a fase de classificação com 26 pontos, um a mais que o segundo colocado.
O jogo de ida das quartas-de-final será em Uberaba, em data a ser confirmada, e a volta será no Mineirão, em 8 de abril (quarta-feira).
O JOGO
A partida foi bastante truncada no início e o Atlético foi o primeiro a levar perigo na finalização de Carlos Alberto, por cima do gol, completando cruzamento de Júnior pelo lado esquerdo do ataque. O adversário respondeu em cruzamento pela esquerda que acabou acertando o travessão, mas a arbitragem já havia assinalado impedimento.
Aos seis minutos, Éder Luis sofreu falta pela esquerda, Júnior fez o levantamento para a área e Leandro Almeida cabeceou para a defesa do goleiro Jonatas. Três minutos depois, Mateus cruzou pela direita, Rodrigo Hote ajeitou de cabeça e Paulinho Pedalada completou de primeira para o gol, inaugurando o marcador para a equipe do Triângulo Mineiro.
O time alvinegro tentou responder de imediato no cruzamento de Mariano Trípodi pela direita, interceptado pela defesa do Ituiutaba. Aos 15 minutos, Márcio Araújo arriscou de fora da área, por cima do gol. Em seguida, Juninho saiu bem do gol para interceptar enfiada de bola no ataque do Ituiutaba.
Depois da tentativa de fora da área de Renan Oliveira, por cima do gol, o Galo passou a pressionar e ameaçou na conclusão de Carlos Alberto, por cima do gol. Aos 23 minutos, Márcio Araújo tentou novamente de longa distância e parou na defesa de Jonatas.
Aos 27 minutos, Renan Oliveira cobrou escanteio pela direita e Jonatas saiu do gol para fazer a defesa parcial. O próprio Renan Oliveira pegou a sobra de bola na entrada da área e finalizou para mais uma defesa do goleiro do Ituiutaba. Na jogada seguinte, Carlos Alberto sofreu falta na intermediária e a cobrança de Júnior desviou na barreira.
Em mais um bom ataque do time atleticano, Renan Oliveira recebeu na entrada da área, se livrou da marcação e concluiu para fora. O Galo ainda tentou em dois cruzamentos de Júnior pela esquerda e na enfiada de bola de Mariano Trípodi para Éder Luis, mas não conseguiu furar o bloqueio adversário e foi para o vestiário em desvantagem no placar.
SEGUNDO TEMPO
O Atlético retornou do intervalo com duas alterações: Lopes no lugar de Márcio Araújo e Kleber na vaga de Mariano Trípodi. O Ituiutaba teve a primeira oportunidade da etapa final no chute de Mateus, defendido por Juninho. A resposta alvinegra veio no cruzamento de Kleber pela direita e a bola saiu por cima do gol.
Aos 12 minutos, o Galo chegou com perigo na tentativa de passe de Carlos Alberto para Éder Luis, mas a enfiada de bola foi longa demais. O time do Triângulo assustou no chute de fora da área de Mateus, defendido por Juninho. Aos 17, Éder Luis recebeu de Renan Oliveira na grande área e finalizou para fora.
O Atlético seguiu pressionando e quase empatou na cobrança de falta de Lopes, defendida em dois tempos por Jonatas. Aos 21 minutos, após grande jogada de Lopes pela esquerda, Júnior concluiu para a grande intervenção do goleiro do Ituiutaba, que voltou a trabalhar em seguida no chute de fora da área de Carlos Alberto e no cabeceio de Marcos.
Aos 32 minutos, o técnico Emerson Leão promoveu a entrada de Chiquinho no lugar de Renan Oliveira. Em sua primeira participação, Chiquinho arriscou de fora da área para a defesa de Jonatas. O Ituiutaba chegou com perigo em cruzamento pela direita, cortado por Leandro Almeida.
A equipe atleticana continuou buscando o empate e, aos 46 minutos, Júnior recebeu passe de Carlos Alberto pela esquerda e chutou colocado no canto direito do goleiro para empatar o jogo. Três minutos depois, Kleber recebeu passe de Éder Luis na grande área e chutou rasteiro no canto esquerdo do goleiro para decretar a virada: Galo 2 x 1.
Ituiutaba/MG 1 x 2 Atlético
Data: 25/03/2009
Local: Estádio Fazendinha
Árbitro: André Luis Martins Dias Lopes (MG) Auxiliares: Jair Albano Felix (MG) e Marcus Vinícius Gomes (MG)
Público: 0 – Renda: R$ 0,00
Gols: Paulinho Pedalada(9),Júnior(91),Kléber(94).
Cartões Amarelos: Werley (Atlético), Leandro Almeida (Atlético), Jonatas (Ituiutaba/MG), Giovani (Ituiutaba/MG), Rodrigo Hote (Ituiutaba/MG).
Cartões Vermelhos: Não houve.
Ituiutaba/MG: Jonatas, Mateus, Neilor, Radar, Bruno, Olívio, Rafael ( Machado), Kiko, Paulinho Pedalada (Lúcio Flávio), Giovani, Rodrigo Hote ( Washington).
Técnico: Nedo Xavier
Atlético: Juninho, Werley, Leandro Almeida, Marcos, Júnior, Renan, Márcio Araújo (Adriano), Carlos Alberto, Renan Oliveira, Éder Luis, Mariano Trípodi (Kléber).
Técnico: Emerson Leão