Nos primeiros toques o estranhamento com a bola oval é natural, mas, depois de poucos minutos e alguns passes, a intimidade vai acontecendo de forma natural. Ainda desconhecido da realidade dos garotos do bairro Interlagos, o Rugby, aos poucos, será introduzido não só aos que queiram aprender um novo esporte, mas quem também deseja ter a vida transformada com os valores fortes que a modalidade transmite aos seus praticantes.
Respeito, paixão, companheirismo, solidariedade e disciplina são os cinco pilares do rugby e são esses valores que o projeto Alligators do Futuro quer transmitir a meninos e meninas com idade entre 9 e 15 anos da região do Interlagos. A participação é totalmente gratuita e faz parte de um projeto social do primeiro time de rugby de Sete Lagoas, o Alligators.
Para participar do projeto e dos treinos o primeiro aprendizado é incorporar novos valores que serão levados para o resto da vida. “Se você não respeitar os valores do esporte, você não pode nem praticar”, alerta o presidente do Alligators e idealizador do projeto, Luiz Fernando Gomes, que garante ser outra pessoa desde que começou a praticar o rugby.
Com a camisa 10 do craque e ídolo Neymar, o fã de futebol Flávio Henrique, 11 anos, no começo estranhou a bola, mas depois de algum tempo gostou da experiência com o novo objeto. “É muito diferente, mas é bem legal. Gostei e vou voltar mais vezes”, disse o garoto que, quem sabe, pode ter a vida transformada através do esporte.
O primeiro treino do projeto aconteceu neste sábado, 31, e contou com pouco mais de 10 crianças que foram mobilizadas pelos integrantes do Alligators. A partir de agora, todos os sábados, sempre a partir das 9h, o campo que fica no bairro Interlagos será o endereço oficial do rugby em Sete Lagoas para garotos que apreenderão um novo esporte e sairão dali com uma visão da vida para se tornarem novos homens e novas mulheres assim como Luiz Fernando.
Por Marcelo Paiva