A Raposa saiu na frente com o atacante Leandro Damião, artilheiro isolado do Campeonato Mineiro, com nove gols, mas acabou surpreendido pelo Tombense, que virou para 2 x 1, na tarde deste domingo, no Mineirão, pela 11ª e última rodada da primeira fase da competição.
Com o resultado, o Cruzeiro perdeu a invencibilidade no Estadual, foi superado na classificação pela Caldense, que venceu o Villa Nova por 1 x 0, em Nova Lima, e terá como adversário na semifinal o Atlético-MG, derrotado pelo Boa por 2 x 0, em Varginha.
Apesar de jogar fora de casa e diante do atual bicampeão brasileiro e campeão mineiro, o Tombense não adotou uma postura extremamente defensiva. Necessitando da vitória para garantir a classificação sem depender de tropeço do América-MG diante do Democrata-GV, a equipe da Zona da Mata Mineira chegou com perigo ao ataque logo aos 2 minutos, em um chute colocado de Matheus, de fora da área, que Fábio fez grande defesa, colocando para escanteio.
Pouco tempo depois, Alisson bateu forte de longe e Darley defendeu para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a bola sobrou para o zagueiro Paulo André, que chutou acima da meta. Aos 12, Rafael Pernão bateu da entrada da área, Jonathan se esticou todo, não conseguiu chegar a tempo e a bola saiu à linha de fundo.
Aos poucos, o garoto Alisson começou a sobressair e deu muito trabalho à defesa do adversário, criando várias chances de gols. Na primeira delas, quase marcou em um chute de dentro da área, que desviou no zagueiro Heitor e saiu à linha de fundo. O próprio Alisson cobrou o escanteio e Leandro Damião cabeceou, com muito perigo, para fora.
Aos 32, em outra ótima jogada individual de Alisson, o jogador da seleção olímpica driblou Anderson e colocou a bola novamente na cabeça de Leandro Damião, que desta vez foi certeiro. Cruzeiro 1 x 0.
Mas, aos 44, Rafael Pernão recebeu lançamento de Coutinho e tocou na medida para Jonathan, que chutou de primeira, sem chance alguma para Fábio. 1 x 1.
Etapa final
A Raposa voltou para o segundo tempo com Marcos Vinícius e Gabriel Xavier nos lugares de Judivan e De Arrascaeta e partiu para cima do Tombense, que passou a jogar mais recuado, tentando segurar o Maior de Minas.
Logo aos 5 minutos, Alisson recebeu lançamento de Leandro Damião e cruzou para Gabriel Xavier, mas o goleiro Darley conseguiu defender. Só dava Cruzeiro, que não demorou a ter outra oportunidade para fazer o segundo, através de Gabriel Xavier, que aproveitou falha do lateral-esquerdo Anderson, penetrou na grande área e chutou acima do gol.
Mas, aos 15, em mais uma jogada de contra-golpe, o adversário marcou outro gol, através de Coutinho, depois de cruzamento de Jean. Tombense 2 x 1.
Em seguida, Marcelo Oliveira fez a última mexida na equipe estrelada, colocando o atacante Joel no lugar do volante Charles. Um minuto depois, Darley fez duas sucessivas e importantes defesas, evitando o empate cinco estrelas. O goleiro do time de Tombos espalmou um chute forte de Marcos Vinícius e, no rebote, fez um verdadeiro milagre em finalização de Gabriel Xavier dentro da pequena área.
Só dava Cruzeiro, que buscava o ataque de todas as maneiras, enquanto o Tombense jogava atrás e se vira como podia na defesa. Joel teve clara situação para empatar, depois de cruzamento de Gabriel Xavier, mas cabeceou nas mãos de Darley.
Aos 39, em outro contra-ataque, o Tombense teve tudo para ampliar, não fosse importante intervenção do lateral-direito Mayke, que evitou a finalização de Rafael Pernão. A Raposa respondeu rapidamente, com outra bela jogada de Alisson, que serviu Joel dentro da área. O camaronês bateu firme, tirando o goleiro Darley do lance, mas a bola acertou a trave.
Aos 46, Leandro Damião recebeu lançamento de Joel dentro da área, dominou e chutou forte. A bola desviou em Gedeilson e foi à linha de fundo. Aos 49, Alisson cobrou escanteio, Manoel subiu mais alto que todo mundo, mas cabeceou para fora, na última oportunidade de gol cinco estrelas na partida.
CRUZEIRO 1 X 2 TOMBENSE
Motivo: 11ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 05/04/2015 (domingo)
Local: estádio Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira-FMF
Público: 8.421 pagantes
Renda: R$ 268.310,00
Gols: Leandro Damião, aos 31 min., e Jonathan, aos 44 min. do 1º tempo; Coutinho, aos 15 min. do 2º tempo
Cruzeiro
Fábio; Mayke, Manoel, Paulo André e Mena; Henrique, Charles (Joel), Judivan (Marcos Vinícius) e De Arrascaeta (Gabriel Xaviar); Alisson e Leandro Damião
Técnico: Marcelo Oliveira
Tombense
Darley; Gedeilson, Heitor, Alexandre e Anderson; Coutinho, Mateus, Betinho e Rafael Pernão (Dejair); Jonathan (Lucas Silva) e Jean (Daniel Amorim)
Técnico: Júnior Lopes
Cartões amarelos: Betinho (Tombense); Henrique (Cruzeiro)
Da redação com Cruzeiro Esporte Clube