Em decisão emocionante no Sul de Minas, o Atlético venceu a Caldense por 2 a 1, neste domingo, e se sagrou Campeão Mineiro de 2015. A partida foi disputada no Estádio Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melo, o Melão, em Varginha.
O título mineiro de 2015 foi o primeiro do Atlético sob o comando do presidente Daniel Nepomuceno, que assumiu a Presidência do Clube em dezembro de 2014. Com a conquista, o Galo ratificou a condição de maior vencedor do Campeonato Mineiro, agora com 43 títulos. Lucas Pratto foi o artilheiro do Galo no Estadual, com seis gols, seguido por Luan, com cinco, e Carlos, que marcou três vezes.
O Alvinegro volta a campo nesta quarta-feira, na Arena Independência, para enfrentar o Internacional, de Porto Alegre, no jogo de ida das oitavas de final da Copa Bridgestone Libertadores da América.
O JOGO
O Atlético teve a primeira chance na falta sofrida por Luan na intermediária pela direita. Marcos Rocha levantou a bola na área e a defesa da Caldense afastou o perigo. No ataque seguinte, Dátolo recebeu bom passe de Lucas Pratto pela esquerda e foi travado na hora da finalização. Marcos Rocha arriscou de fora da área, Lucas Pratto desviou de letra e o goleiro Rodrigo fez a defesa. Em seguida, Luan tentou chute de longa distância, para fora.
Aos 15 minutos, Dátolo sofreu falta pela esquerda, ele mesmo fez a cobrança e a defesa fez o corte. No lance, Luan foi derrubado por Serginho na grande área e o árbitro não assinalou pênalti. A Caldense ameaçou no cabeceio de Paulão, para fora. Aos 28, Luan cobrou falta da intermediária e Leonardo Silva desviou de cabeça, mas a bola saiu rente à trave. A equipe de Poços levou perigo no cabeceio de Tiago Azulão, na trave.
Luan sofreu falta pela direita aos 36 minutos, ele mesmo fez a cobrança para a grande área e a defesa da Caldense conseguiu cortar o cruzamento. Dois minutos depois, Dátolo chutou de fora da área e a bola desviou no zagueiro. O gol alvinegro quase saiu aos 43 minutos, quando Dátolo cruzou pela esquerda e Luan cabeceou na trave. Na jogada, a bola chegou a desviar no zagueiro depois da conclusão do atacante atleticano.
SEGUNDO TEMPO
O Galo voltou do intervalo com duas mudanças: Leandro Donizete e Carlos foram substituídos por Giovanni Augusto e Thiago Ribeiro, respectivamente. Aos dez minutos, Marcos Rocha cobrou lateral, Pratto desviou de cabeça e Thiago Ribeiro, também de cabeça, abriu o placar para o Galo, em seu primeiro gol com a camisa alvinegra.
Aos 14 minutos, Rafael Estevam cobrou falta da intermediária, Vicor fez a defesa parcial e Luis Eduardo empatou a partida.
O Atlético foi para cima logo após sofrer o empate, mas as finalizações de Dátolo e Thiago Ribeiro esbarraram nos defensores da Caldense. Aos 24, Dátolo cruzou e Luan cabeceou tentando encobrir o goleiro, que fez a defesa. Aos 29, Douglas Santos foi substituído por Jô, que recebeu cruzamento rasteiro de Thiago Ribeiro pela esquerda e concluiu para a defesa de Rodrigo.
O Atlético pressionava e, aos 32 minutos, Luan cruzou pela direita e Jô fez o segundo gol atleticano para selar mais um título estadual: Galo 2 x 1. Este gol gerou muita discussão, pois realmente o Jõ estava um pouco à frente do defensor da Caldense, esquentando mais o jogo. O time de Poços de Caldas se lançou ao ataque deixando o Atlético criar várias oportunidades em jogadas de contra-ataque.
Aos 48, Giovanni Augusto fez boa jogada pelo meio e teve a chance do terceiro gol e concluiu para fora.
FICHA TÉCNICA
CALDENSE 1 x 2 ATLÉTICO
Motivo: Campeonato Mineiro – Final – Jogo de volta
Data: 3/5/2015
Hora: 16h
Estádio: Municipal Prefeito Dilzon Luiz de Melo
Cidade: Varginha (MG)
Gols: Thiago Ribeiro (55’), Luis Eduardo (59’), Jô (77’)
Público pagante: 14.175 pagantes
Renda: R$ 733.000,00
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira (CBF/FMF)
Auxiliares: Guilherme Dias Camilo (FIFA/MG) e Janette Mara Arcanjo (FIFA/MG)
Cartões amarelos: Leandro Donizete, Luan, Thiago Ribeiro (Atlético); Zambi, Paulão, Luis Eduardo, Rafael Estevam (Caldense)
Caldense
Rodrigo Viana; Marcelinho, Paulão, Plínio e Rafael Estevam; Serginho, Yuri, Tiago Azulão (Léo) e Nadson; Zambi (Ewerton Maradona) e Luis Eduardo (Cristiano). Técnico: Leonardo Condé.
Atlético
Victor; Marcos Rocha, Leonardo Silva, Jemerson e Douglas Santos (Jô); Leandro Donizete (Giovanni Augusto), Rafael Carioca, Dátolo e Luan; Carlos (Thiago Ribeiro) e Lucas Pratto.Técnico: Levir Culpi.
O que falaram os jogadores:
A conquista do Campeonato Mineiro 2015 foi emocionante e, por isso, bastante comemorada pelos jogadores do Atlético. Autor do gol do título, Jô dedicou o feito à sua família. “Primeiramente, tenho que agradecer a Deus porque, sem ele, ninguém tem força. Eu tive a minha família, minha esposa, meu filho, Pedro, que está internado. Estou aqui jogando por eles, pela minha família. Vale a pena acreditar em Deus porque, uma hora, vem a recompensa”, declarou o atacante alvinegro.
Thiago Ribeiro , que marcou o primeiro gol atleticano, destacou o fato de ter feito seu primeiro gol pelo Galo justamente em uma final de campeonato. “Agradeço a Deus, acima de tudo, à minha família, namorada, amigos e, principalmente, ao presidente (Daniel Nepomuceno), aos diretores, o Maluf, comissão técnica, essa torcida maravilhosa. Ser campeão é uma sensação muito gostosa, acabei de voltar ao futebol mineiro, é o meu terceiro jogo apenas e é muito difícil fazer o primeiro gol por um clube em uma final. É uma sensação inexplicável que não vou esquecer nunca. Fico muito feliz por ter dado minha contribuição”, disse Thiago Ribeiro.
O atacante Luan, por sua vez, exaltou o poder de reação do time. “Falaram que a gente não ia chegar e esta aí, mais uma vez, provada a nossa força. Esse grupo é muito forte. A equipe está de parabéns, a torcida, que acreditou. Está provado que o Atlético é um time iluminado. Foi minha primeira assistência para o Jô e foi mais do que merecido o gol ser do Jô por tudo que ele passou. Vai ficar marcado na história do Galo para sempre. Aqui é Galo!”, afirmou Luan.
CONFIRA A CAMPANHA DO CAMPEÃO
9 VITÓRIAS, 3 EMPATES, 3 DERROTAS, 25 GOLS A FAVOR, 10 GOLS CONTRA
FINAL
Caldense 1 x 2 Atlético
Atlético 0 x 0 Caldense
SEMIFINAL
Cruzeiro 1 x 2 Atlético
Atlético 1 x 1 Cruzeiro
1ª FASE
Atlético 2 x 0 Tupi
Mamoré 0 x 2 Atlético
Atlético 2 x 1 Democrata-GV
América 2 x 1 Atlético
Atlético 2 x 0 Guarani
Cruzeiro 1 x 1 Atlético
Caldense 1 x 0 Atlético
Atlético 4 x 0 URT
Tombense 0 x 3 Atlético
Atlético 3 x 0 Villa Nova
Boa 2 x 0 Atlético
Da redação com Atlético Mineiro.