Único representante de Sete lagoas nos Jogos Universitários Mineiros – JUMs, realizado no início de junho em diversos locais do município, o Centro Universitário de Sete Lagoas – UNIFEMM subiu ao pódio durante a competição. Em sua primeira participação, a equipe de natação masculina da instituição conquistou duas medalhas de bronze, uma nos 100 metros borboleta e outra no revezamento 4×100 medley.
Para uma das coordenadoras das equipes do UNIFEMM, a professora de Educação Física Karla Tereza Ocelli Costa, a participação dos alunos no JUMs já foi uma grande conquista. “O principal resultado conquistado foi oportunizar aos estudantes a primeira participação da instituição nos Jogos Universitários”, avaliou. Segundo o Reitor do UNIFEMM, Dr. Antônio Fernandino de Castro Bahia Filho, o esporte é fundamental para contribuir na construção de uma sociedade mais ética. “Acreditamos que o esporte tem uma grande importância na formação das pessoas pois é uma atividade nobre, onde há uma competição esportiva, mas com respeito mútuo entre os jogadores”, afirmou Dr. Antônio Bahia.
A delegação do UNIFEMM contou com um total de 60 pessoas, entre atletas e comissão técnica, e disputou as modalidades de handebol, voleibol, natação e futsal. Para montar as equipes, mais de 250 alunos dos diversos cursos da instituição passaram por uma concorrida seletiva. “A partir da formação das equipes os alunos aumentam seus contatos com os demais estudantes e criam uma identidade positivas para os esportistas do UNIFEMM.
A instituição deu o primeiro passo para criarmos a cultura sadia de praticar algum esporte dentro da universidade, e isso acrescenta muito para toda comunidade acadêmica”, afirmou a coordenadora do curso de Educação Física, Dalva Rosa. Além de ser uma oportunidade para os estudantes de participar de uma competição de grande porte, o JUMs também traz maior visibilidade para a instituição. “ Com um mercado cada vez mais competitivo, este diferencial pode fazer a diferença na hora da escolha por parte de um futuro estudante. Todos os atletas, treinadores, árbitros e organizadores que usufruíram de nosso complexo esportivo elogiaram muito nossa estrutura”, observou Karla Ocelli.
Além de competir, muitos alunos da Educação Física participaram da organização do evento, o que, para Karla Ocelli, é importante para a formação dos futuros profissionais, onde tiveram contato direto com possibilidades concretas de atuação. “Oportunizar que eles se apropriassem do complexo esportivo não só como atletas, mas como treinadores e assistentes como foi o caso das equipes de futsal e handebol, como acompanhantes das equipes visitantes e como auxiliares na organização do evento foi muito importante para o processo formativo de nossos estudantes”, ponderou. Além disso, competições deste porte ajudam a resgatar a história esportiva de Sete Lagoas, marcada com títulos em diversas modalidades. “Nossos alunos precisam se conscientizar que o sucesso profissional deles passa por este resgate, visto que, reavivando esta veia esportiva na cidade, abrir-se-ão portas importantes para os futuros profissionais da área”, enfatizou Ocelli.
Com UNIFEMM