Os Escoteiros do Grupo Chuí Oiapoque 144º/MG de Sete Lagoas participaram entre os dias 4 e 7 de junho, da 8º edição das “Olimpíadas Leão de Bronze”, e permaneceram acampados no campus UFV Florestal em Florestal/MG, há aproximadamente 65 Km de Belo Horizonte.
Nesta 8º edição do Leão de Bronze, as patrulhas confraternizaram e competiram durante quatro dias, em um acampamento onde o “Consumo Consciente” foi o tema em foco. Foram dois subcampos “Conservação” com as tropas (Rios, Matas, Solos e Minerais) e “Reciclagem” com as tropas (Papel, Metal, Vidro e Plástico). Após passar pela avaliação e o crivo da chefia local, a “Patrulha Búfalo” do Grupo Escoteiro Chuí Oiapoque 144ºMG foi sagrada a grande campeã.
O evento contou com a participação dos jovens: Iuri Gabriel Gonçalves como monitor da patrulha, Raylsson Jorge de Souza Magalhães como sub-monitor; e os membros: Teyllor Jordan de Souza Magalhães, Pedro Henrique Cardoso de Souza Viveiros, Ana Luisa Silva Corrêa e Guilherme Augusto Soares Ferreira sob o comando do Escotista André Magno de Macedo Pires, chefe da Seção Escoteira e diretor técnico do Chuí Oiapoque 144ºMG. Todos manifestaram o espírito sete-lagoano de fazer o melhor possível nas “Olimpíadas Leão de Bronze”.
Histórico do “Leão de Bronze”
O “Leão de Bronze” foi criado em 1950, com o nome “Olimpíadas Leão de Bronze”, pelo então comissário regional chefe Francisco Floriano de Paula, com o intuito de confraternização, competição de conhecimentos técnicos e capacitação dos jovens com idades entre 11 e 15 anos incompletos em diversos níveis, específicos do Ramo Escoteiro. O movimento conta com outros Ramos, (“Lobinhos” com idades entre 6 anos e meio a 11 anos incompletos; “Ramo Sênior” com idades entre 15 a 17 anos incompletos; e “Pioneiro” com idades entre 18 e 21 anos incompletos).
A atividade acabou sendo extinta nos anos 60, mas na década de 70, a região de Minas Gerais e alguns escotistas da capital, reviveram-na em muitas aventuras nos grandes acampamentos por algum tempo, até o ano de 1983. Já em 1986 aconteceu o 3º Acampamento Regional de Patrulhas “Leão de Bronze” no Parque Fernão Dias em Contagem. Em 2006 o “Distrito Metropolitano” reacendeu a chama do “Leão de Bronze”, 20 anos depois, com a proposta de reativar a atividade que tinha uma tradição marcante na vida dos escoteiros, como acontecia na década de 70. Desde então, a atividade vem acontecendo a cada dois anos.
Da Redação com Ascom Prefeitura