Juntar a fome com a vontade de comer, como diz o ditado. Ou simplesmente conciliar a prática esportiva com a possibilidade de “competir” e ganhar medalhas. É com esse espírito que a equipe de natação da academia Podium se prepara para a segunda edição do festival All Limits que acontece no próximo sábado (12), na Lagoa dos Ingleses, na cidade de Nova Lima.
Os cinco atletas que formam a equipe, alguns deles de fim de semana, vão participar da competição de travessia em lagoa. E para não decepcionar a equipe treina a cerca de três meses de duas a três vezes por semana. O instrutor Fabrício Fonseca é o responsável pelos treinamentos e grande incentivador da turma.
Instrutor de natação há mais de 15 anos, Fabrício explica que esse tipo de competição é para nadadores em nível intermediário e com certa experiência. “É preciso dominar técnicas de respiração e ter bom condicionamento físico para uma travessia em águas abertas. Por isso o treinamento é fundamental”, adverte.
Entusiasta de competições do tipo, Fonseca fala ainda que motiva os alunos para fomentar a prática esportiva. “O objetivo em uma travessia assim é que o aluno treine forte na academia e isso vai contagiando outros alunos que começam a se interessar e participar também”, completa.
Além de Fabrício, fazem parte da equipe Maria Cristina, Breno Silva, Sheila Cristina e Marcelo Paiva. Treinando há mais de três anos, Paiva sucumbiu à insistência de Fabrício e aceitou participar da travessia pela primeira vez.
Para o jornalista, nadar em um evento desse porte dá mais motivação para os treinos da semana. “Conheço casos de pessoas que não conseguiram completar a travessia, por isso o treinamento é forte e a ansiedade é grande para não fazer feio no dia. Estamos todos confiantes”, confessa.
Por Marcelo Paiva