O acordo foi firmado em reunião na Toca da Raposa II. Pelo Cruzeiro, estiveram presentes o presidente, Alvimar de Oliveira Costa, e o diretor das categorias de base, Dimas Fonseca. O Pão de Açúcar foi representado pelo diretor geral, José Carlos Brunoro, e o presidente, Fernando Solleiro.
O Cruzeiro pretende fazer o mesmo tipo de acordo firmado com o CFZ de Brasília em agosto. A partir da vinda de dois atletas do clube administrado pelo ex-jogador Zico, foi alinhavada uma parceria para cessão mútua de jovens valores.
“O Pão de Açúcar é um grupo que atua na área de supermercados, um dos mais fortes do mundo. E tem um projeto de futebol belíssimo, com pessoas capacitadas. É com muita satisfação que o Cruzeiro recebe o Pão de Açúcar como seu novo parceiro. A exemplo do acordo que fizemos com o Zico, vai ser muito bom para a gente”, afirmou Alvimar.
O interesse na parceria surgiu depois que o Cruzeiro teve o Pão de Açúcar como adversário em competições das categorias de base e identificou talentos que poderiam ser aproveitados na Toca da Raposa I.
“É uma ótima fonte de captação. Eles têm uma média de 150 atletas na base em cada centro de formação. São 300 jogadores, isso aumenta nossa capacidade de captar talentos”, comentou Dimas.
O Pão de Açúcar Esporte Clube nasceu como projeto social, a partir de um campeonato de futebol que reuniu 72 mil garotos em São Paulo no ano de 2004. Daí, foram selecionados atletas para as categorias infantil e juvenil. Hoje, a agremiação já tem equipes júnior e profissional, esta última na Quarta Divisão do Campeonato Paulista.
No ano seguinte, o Pão de Açúcar fez o mesmo no Rio de Janeiro, em parceria com a rede de supermercados carioca Sendas. Mais de 30 mil jovens participaram de um torneio que serviu como captação de talentos para o clube que hoje tem categorias de base e uma equipe profissional que está na Segunda Divisão do futebol do Rio de Janeiro.
“Para a gente é um orgulho muito grande ter essa possibilidade de uma parceria com o Cruzeiro, pelo que representa no futebol brasileiro, e para nós que começamos como um projeto social. Em tão pouco tempo de trabalho, já estamos conseguindo revelar talentos para clubes de grande expressão no futebol, como é o Cruzeiro”, observou Solleiro.