A partida é amistosa, e o resultado seria a coisa menos importante. Mas basta um empate na noite desta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília), no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, diante da Colômbia, para o Brasil voltar ao topo do ranking da Fifa após 7 anos – desde maio de 2010 que a seleção não ocupa a liderança do ranqueamento da entidade máxima do futebol internacional.
A vitória valeria 582 pontos, e o empate, 194 pontos. Hoje, a Argentina, primeira do ranking, está com 90 pontos apenas na frente do Brasil. Os hermanos somam 1634 pontos, e o Brasil, 1544. O compromisso do Brasil com a Colômbia é o primeiro do ano que conta para o ranking da Fifa.
Para chegar ao topo do ranking, o Brasil precisa levar em consideração uma conta que inclui a importância do jogo, tratando-se de amistoso, a relevância do adversário (a Colômbia é sexta do ranking), além de outros requisitos. A multiplicação dessa conta complexa pode ser zero pontos (em caso de derrota do Brasil), 194 pontos, em caso de empate, e 582 para vitória do Brasil.
Da Redação com OTempo