Na fase classificatória do Campeonato Brasileiro de Karate disputada, na cidade de Londrina, no Paraná, entre os dias 27 a 30 de abril, o atleta e morador de Sete Lagoas Procópio Milagres de Assis ficou em terceiro lugar, na categoria Kata, idade 44 a 46 anos.
Ao todo, 450 atletas de 14 estados da federação participaram do torneio. Grandes nomes da modalidade estiveram presentes, entre eles os campeões mundiais Douglas Brose, Valéria Kumizake, Vinícius Figueira e Victor Chebli.
Para disputar a final que acontece em outubro no nordeste, Procópio precisa ser medalhista em qualquer das quatro últimas etapas. Para ele, a organização caprichou no torneio, mas o nível técnico não foi bem o que esperava. “A cidade de Londrina é maravilhosa, a organização do evento foi impecável e a experiência vivida inesquecível. Por outro lado, achei o nível médio, devido à ausência de alguns atletas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia. Por isso não fiquei satisfeito com minha colocação. A intenção era chegar à final e, nesta disputa, apresentar uma técnica nova para teste e sentir a reação dos árbitros, o que não aconteceu” comenta.
Para alcançar outros patamares dentro da modalidade, Procópio treina cerca de duas a cinco horas por dia sozinho ou com o preparador físico Jonathan Santos. “Isto ainda não é o suficiente. É preciso mais dedicação, o que não tenho conseguido fazer. Diferente da luta, no Kata, a apresentação é única e os árbitros ao final fazem a pontuação da melhor técnica. Por isso o erro é sempre fatal”.
O próximo desafio será o Campeonato Brasileiro de IKGA (Internacional Karate-Do Goju-Kai Association), nos dias 19 a 21 deste mês, valendo além o título nacional na categoria Goju-Ryu, outra modalidade que ele pratica, uma vaga na seleção brasileira no Mundial, em julho, no Canadá.
{gallery}GALERIA2017/Kata-Procopio{/gallery}
Da Redação