Os jogos das semifinais da Copa Musirama Concretize, realizados na segunda-feira à noite, na Arena do Jacaré, seguiram o mesmo nível apresentado ao longo das fases preliminares. Duas partidas extremamente equilibradas definiram os finalistas da primeira edição do torneio.
Na primeira partida o Tatuzão de Paraopeba eliminou o Ajax, vencendo por 4 x 2. Os gols foram de Vandinho, Gilmarzinho e Detroit (2) para a equipe de Paraopeba e Cobrinha e Ziel para o time do bairro Aeroporto.
Na segunda partida, o Ideal confirmou o favoritismo e venceu o Jacarezão por 3 x 0, com gols de Paulinho Guará (2) e Eduardo Boqueirão. Cléber Ulisses de Paula apitou a primeira partida e foi auxiliado por Erik Vinícius e Admílson Moreira. No segundo jogo os assistentes foram mantidos e o árbitro central foi Bruno Emanuel.
Desde abril, quando começou o campeonato, um total de 16 participantes que iniciaram a disputa pela conquista da primeira edição da Copa Musirama Concretize.
Bons públicos foram registradosao longo de toda a competição e as partidas tiveram um excelente nível técnico. O torneio, esboçado aos moldes da categoria de veteranos, contou com atletas com idade mínima de 37 anos.
Ao longo do campeonato os estádios utilizados foram: Arena do Jacaré, Emílio de Vasconcelos Costa (Campo do Ideal), Santa Luzia (Campo do Bela Vista), Parque Náutico da Boa Vista, Jaime Domingos Rosa (Campo do Serrinha), João da Cunha (Campo do Eucalipal), Montreal, Padre Tarcízo (Campo do CAP) e Eldorado.
Seguem as principais estatísticas da competição:
Artilheiro: Paulinho Guará: 10 gols (Ideal).
Equipes com os melhores ataques: Ideal e Tatuzão (17 gols).
Equipe com a melhor defesa: Ideal (dois gols sofridos).
Equipes que ainda não perderam: Ideal e CAP (mesmo eliminado nos pênaltis, deixouo torneio sem perder nenhuma partida).
Equipes com as defesas mais vazadas: União Expresso (12 gols) e Santa Rosa (11 gols).
Total de gols marcados na Copa: 121 gols em 38 jogos. Média de 3,18 gols por partida.
Autor do 100º gol da Copa: Gílson Marques Barbosa (Criciúma, na última rodada da primeira fase).
Na reta final da competição, novamente se faz necessário reforçar o caráter social da Copa:Musirama Concretize: O projeto “Bom de bola, bom de sangue”, que consiste na doação de sangue ao Hemominas por parte dos atletas e demais envolvidos no meio esportivo, tem sido um grande sucesso. A cada 10 doadores comprovados, o clube que os indicou ganha uma bola.
A grande decisão está confirmada para domingo, às 10h30 da manhã, na Arena do Jacaré, com portões abertos para o público.
Haverá preliminar com a presença de garotos de diversas categorias da Secretaria de Esportes, apoiadora do evento. A Rede Padrão de Comunicação irá transmitir a final a partir das 10 horas da manhã.
Com Álvaro Vilaça