A XXIII edição da Copa Sete Lagoas de Karatê, prevista para ser realizada em agosto, deverá ser uma das mais disputadas de todos os tempos. A boa notícia é que o Prefeito Leone Maciel confirmou apoio irrestrito à competição, que deverá ter recorde de participantes de várias cidades de Minas Gerais e até de outros estados.
Através da Prefeitura Municipal de Sete Lagoas e com o apoio da Secretaria de Esportes, o poder público volta a cumprir com o seu papel e apóia o esporte especializado, em todas as suas categorias e segmentos.
O coordenador do evento e proprietário da Academia Shidô Kan, Rainério de Souza, lembrou da importância da competição para a cidade: “A Copa está no mesmo nível dos grandes eventos do karatê no Brasil. Temos atletas de muita qualidade e o momento para a nossa modalidade não poderia ser melhor”.
O karatê vem dando um salto grande no cenário esportivo brasileiro, sobretudo após a confirmação de que a modalidade estará presente nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no Japão, em 2020. Rainério frisou o peso dos brasileiros na disputa: “Vamos trazer um grande número de medalhas, temos lutadores de primeiro nível e o Brasil será muito bem representado na Ásia”.
Com experiência internacional, ele ressaltou questões importantes sobre a arbitragem também: “Trabalhei no Pan Americano em 2016, no Rio de Janeiro, já esse ano estive no campeonato Sub-21. Estejam todos certos de que traremos alguns dos melhores árbitros do Brasil e do continente para que tenhamos um nível acima da média também neste quesito.”
Diversas cidades mineiras terão representantes na Copa Sete Lagoas de Karatê, dentre elas: Piui, Manhuaçu, Curvelo, Presidente Juscelino, Pompeu, Pará de Minas, São Joaquim de Bicas, Sete Lagoas, Funilândia, Coromandel, Patrocínio, Divinópolis, Sabará, Santa Luzia, Conselheiro Lafaiete, Raul Soares, Timóteo, Alterosa, Belo Horizonte, Jequitibá, Arcos, Uberlândia, Uberaba e Itajubá.
A programação da Copa Sete Lagoas é a seguinte: No dia 19 de agosto, a partir das 10h30 será realizado um treinamento da Seleção Mineira na Academia Shidô Kan. Às 16h30min vai acontecer a disputa de katá (luta imaginária), no Ginásio Vinício Dias Avelar, com entrada franca para o público.
O ginásio terá extensa programação no domingo, dia 20 de agosto: A partir das 9h será feita a abertura oficial da Copa Sete Lagoas e a partir das 09h30 está previsto o início dos combates.
Com Álvaro Vilaça