Uma história inacreditável de superação, garra, coragem e persistência! É desta forma que se pode resumir o projeto do ciclista Antônio Rogério do Nascimento, o “Neguinho do Asfalto”.
Natural de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, Neguinho do Asfalto nasceu cego e paralítico e revelou que, ainda jovem, fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida: Que ele pedalaria por 30 anos, caso voltasse a caminhar e a enxergar. Já são 21 anos de estrada desde então!
Por onde passa Neguinho do Asfalto faz um registro, pois está escrevendo um livro, contando suas maiores façanhas a cada novo trecho explorado. Ele não tem filhos e já perdeu os pais.
Para percorrer milhares de quilômetros e pedalar em 29 países de diferentes continentes do planeta, Neguinho do Asfalto utilizou 29 bicicletas. A última foi usada por quase 8.000 km. De volta ao Brasil, após ter deixado o Chile, o ciclista esteve de passagem por Sete Lagoas e aproveitou para visitar os funcionários da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.
O Secretário de Esportes, Marcelo Cooperseltta, ficou impressionado com a iniciativa do sul mato-grossense: “É uma demonstração de muita coragem, fé e superação. São histórias como esta que nos fazem refletir sobre os verdadeiros valores da vida. Foi uma honra receber o Neguinho do Asfalto aqui em Sete Lagoas”.
Dentro do Brasil, a próxima região a ser percorrida por Neguinho é o Centro Oeste, começando por Goiás.
Álvaro Vilaça