Para o secretário municipal de Esportes e Lazer, Cláudio França, Sete Lagoas reforça o interesse em oferecer programas sociais de qualidade. “Nossas crianças terão acesso à prática esportiva educacional voltada para o desenvolvimento social”, disse França, em entrevista durante a cerimônia de lançamento do Programa Segundo Tempo, em Belo Horizonte.
A parceria firmada pela Prefeitura permite a orientação das atividades por profissionais de Educação Física, que definirão as atividades para cada estudante, dentro do limite de duas horas por dia, de segunda a sexta-feira. “O Segundo Tempo traz uma nova dimensão que reconhece a relação do esporte com a educação, saúde e desenvolvimento social”, avaliou o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Gustavo Corrêa.
O vice-governador do estado de Minas Gerais, Antonio Augusto Anastasia, afirmou que o programa é mais uma política pública que está sendo estabelecida nos municípios. “Esse é um esforço pelo progresso social. O jovem dedicado ao esporte vai se afastar das condutas que não são positivas. O esporte fortalece a sua cidadania, o seu comportamento social”, ressaltou.
Segundo o diretor de programas do Ministério do Esporte, Ricardo Cappelli, o Segundo Tempo privilegia o acesso ao esporte educacional. “O esporte é instrumento fundamental que contribui para a formação de nossas crianças”, destacou.
O programa oferecerá, por 16 meses, acesso ao esporte para 40 mil crianças em Minas Gerais e um milhão de alunos no país. O lançamento oficial do Segundo Tempo 2009, em Sete Lagoas, acontece nos dias 4 e 5 de setembro, quando ocorrerá passeata nas escolas municipais integrantes do programa.
O Segundo Tempo permite a participação de alunos que moram nos bairros das escolas que recebem os núcleos esportivos. A inscrição deve ser realizada pelos pais, com apresentação de comprovante de residência e matrícula dos filhos. Cada núcleo atenderá 200 alunos, com turmas de 25 crianças por faixa etária.
Legenda da foto: Secretário Municipal de Esportes, Cláudio Raposo e Secretário Estadual de Esportes, Gustavo Corrêa, em inauguração do Programa Segundo Tempo
CRÉDITO FOTO: Quim Drummond