Nesse final de semana, a cidade de Sete Lagoas teve um representante na segunda etapa do Campeonato Mineiro de Karatê Olímpico Oficial, que aconteceu em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O grande vencedor foi o atleta Rainério Avelar de Souza, de 30 anos. Ele é faixa preta e lutou pela categoria principal: Sênior – 84Kg.
O evento aconteceu nos dias 10 e 11 de Março.
Segundo ele, os próximos campeonatos são de nível nacional: campeonato brasileiro e opens nacional, que são abertos a todos os estados. Esses, portanto, são ainda mais importantes e contam pontos para o ranking nacional.
O atleta faz parte da seleção mineira e brasileira olímpica. Seu treinador é o próprio pai e professor da Academia Shido Kan, Rainério de Souza.
Todos os meses, Rainério têm pelo menos um campeonato para lutar e há previsão para Sete Lagoas sediar uma disputa de Karatê no mês de Agosto.
Fizemos algumas perguntas ao atleta e agora campeão mineiro. Confira:
Como foi seu primeiro contato com o Karatê? O que te fez tomar gosto pelo esporte?
Pratico Karatê desde a infância, fui o faixa preta mais jovem de Minas Gerais com 15 anos e a influência paterna contribuiu para o gosto pela arte.
Você se inspira em alguém? Têm algum atleta como ídolo?
Tenho vários ídolos no esporte. Admiro muito, como pessoa e atleta o técnico da seleção de Minas o Nelson Sardenberg.
Como a prática dessa modalidade influencia na sua vida profissional, já que você além de atleta é um grande empreendedor e está a frente de uma relevante empresa da cidade que é a RAILOC?
O Karatê proporciona inúmeros benefícios, entre eles a concentração, o foco, a persistência, o sacrifício e a disciplina. Essas características podem ser desenvolvidas no esporte e, além disso, são importantes para o empreendedor. Meu grande desafio é competir em alto nível sem prejudicar a administração da empresa.
Como é a preparação na véspera da final de um campeonato importante como esse?
A preparação é diária. Muito treino, dieta balanceada e foco.
Quais os próximos desafios? Alguma competição a vista? Você sonha em conquistar algum título em específico?
Em 1º de Abril será o Meeting Nacional. Trata-se de um campeonato disputado apenas por atletas da seleção brasileira 2018. Além desse, em Outubro será a etapa final do brasileiro. Ganhar esses dois campeonatos seria a glória.
Conte-nos um pouco sobre sua rotina e como são seus treinos.
Treinos diários com um ou dois descansos na semana. São alternados entre Karatê e parte física. Nos fins de semana, os treinos são em Belo Horizonte.
Bárbara Nunes