Você pode pensar que o boxe é um esporte para pessoas duronas e que com a condicionamento físico já preparado para o combate, mas a verdade é que essa modalidade é um dos treinos corporais mais completos e abrangentes que você pode escolher se quiser trabalhar a sua parte cardiovascular e ainda perder peso.
O boxe é um esporte de alto impacto muito versátil que oferece ótimos resultados tanto na perda de peso quanto no treinamento de força. A variedade de estilos permite trabalhar diferentes grupos musculares e adaptar o treinamento à sua rotina.
Princípios básicos
Todas as formas de boxe envolvem séries de socos e desvios para se proteger e nocautear seu oponente. A prática do boxe combina exercícios cardiovasculares de ritmo intenso com treinamentos de força que tonificam e constroem músculos nos membros superiores e inferiores.
O boxe profissional acontece no ring, mas o boxe como atividade física pode ser praticado em academias, com equipamentos adicionais, como luvas de boxe e bolsas de areia, ou sem nada.
Queima de calorias
Por ser um exercício cardiovascular de alto impacto, o boxe oferece uma queima significativa de calorias. Os exercícios de cardio chegam a queimar mais calorias do que outros tipos de exercícios cardiovasculares. Uma sessão comum de uma hora pode queimar até 1.000 calorias.
Quando comparado a outros exercícios cardiovasculares, como caminhar (243 calorias), correr (398 calorias) ou correr em ritmo intenso (544 calorias), as calorias queimadas em uma sessão de boxe supera todas as outras opções. Se você deseja perder peso rapidamente, os exercícios de boxe são para você.
Adeus, gordura abdominal
Além de queimar muitas calorias, o boxe é eficiente também na queima de gordura localizada. A alta intensidade de um treino de boxe faz ajuda a combater a gordura visceral, estocada geralmente na área do abdômen. Nem todas as gorduras são iguais e a gordura da área abdominal está associada a toxinas que alteram a maneira como seu corpo trabalha.
Essa gordura também aumenta o risco de desenvolvimento de algumas doenças como diabetes, doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer, como câncer de esôfago, câncer de cólon e câncer de pâncreas. O boxe é uma ótima maneira de reduzir a gordura visceral e ajudar a reduzir os riscos médicos associados a ela.
Trabalho para todo o corpo
Ao contrário dos treinos comuns em esteiras ou bicicletas ergométricas, que tendem a ser repetitivos e monótonos, as práticas de boxe costumam ser muito versáteis e trabalham o corpo de maneira integral, exigindo esforço de diferentes grupos de músculos e potencializado assim a queima de peso e o condicionamento físico. Os socos na bolsa de areia, os exercícios de corda e de agilidade fazem boxe um esporte completo.
A nutrição também faz parte
Se você está querendo perder peso, somente a prática do boxe não resolverá todos os seus problemas. Será necessário aliar o treinamento à uma dieta rica em proteínas magras, frutas, vegetais, além de manter-se hidratado. Se quiser ganhar músculos enquanto perde peso, o acompanhamento nutricional é essencial.
Conteúdo de responsabilidade do anunciante