Aconteceu em Brasília, entre os dias 4 e 7 de abril, a Copa Sul-americana de Squash, realizada no Capital Squash Center em Brasília. Sete Lagoas esteve presente na disputa com a presença de dez atletas amadores, sendo que desses, quatro subiram ao pódio em cinco categorias, conquistando ao todo sete troféus.
Thiago Macedo Alves, também conhecido como Thiago Miaga, além de treinador dos atletas, foi um dos competidores. Ele conta que a ideia de competir veio a partir de uma ligação recebida por ele do presidente da Federação Brasileira do esporte, convidando-o a jogar. “Ele me ligou e falou que ia ter esse campeonato lá em Brasília e perguntou se eu não queria participar. Eu aceitei e convidei alguns amigos”, diz Miaga, explicando como foi feita a escolha do grupo.
Os dez jogadores participaram, em geral, de classes diferentes, já que cada uma delas é definida por níveis e idades. A Copa teve, aproximadamente, dez categorias sendo disputadas e os setelagoanos ganharam praticamente metade delas. “O pessoal conseguiu bons resultados lá. Meus alunos foram campeões na 2ª Classe, na 3ª Classe, na 5ª Classe e na categoria Master também”, explica o treinador.
Um dos vencedores foi Denilson Lanza, que saiu vitorioso em duas categorias. Ele conta que a competição “foi uma experiência única, pois assistimos e conhecemos os melhores jogadores da atualidade da América do Sul”. Mesmo diante da dificuldade, o resultado obtido por ele foi mais que positivo.
A avaliação feita por Miaga acerca do desempenho de seus alunos é positiva e superou as expectativas. A ideia do grupo era conquistar ao menos dois troféus, mas finalizaram a competição com o saldo de sete. Para o técnico, o resultado mostra a evolução bem feita dos atletas amadores. “Mesmo aqueles que não conquistaram o título, fizeram excelentes jogos e mostraram evolução”, avalia.
Confira abaixo a lista de vencedores e suas categorias:
– Marco Antonio: Campeão 2ª Classe
– Denilson Lanza: Campeão 3ª Classe
– Rodrigo Magalhães / Guilherme de Paula: Campeão e Vice 6ª Classe
– Denilson Lanza: Campeão Master B
– Guilherme de Paula / Rodrigo Magalhães: Campeão e Vice Master C
Além deles, também participaram da competição:
– Marcelo Marani: 6ª Classe
– Mateus Campolina / Gustavo Martins / Saulo Lanza / Francisco Barros: 4ª Classe
Miaga também foi um dos competidores. Ele participou da disputa pela 2ª Classe, chegando a ficar entre os oito melhores jogadores, de um total de 32. Ele explica que as partidas são eliminatórias.
Projetos futuros
Thiago Miaga, que é dono de uma das duas quadras de squash localizadas em Sete Lagoas juntamente com Denilson Lanza, conta que a partir de agora tem quatro objetivos. O primeiro é evoluir o nível dos jogadores que já estão conquistando bons resultados; segundo, estimular ainda mais o squash na cidade; terceiro, intensificar os trabalhos com jogadores mais jovens, criando uma escolinha para crianças de 9 a 12 anos; quarto, criar um projeto social e levar o squash para crianças carentes, mas, para isso, necessita de apoio financeiro.
Além desses, ele espera poder construir mais quadras para a prática do esporte. “Atualmente estamos com muita gente jogando, aproximadamente 200 a 250 alunos, o que para duas quadras é muita gente. A ideia é fazer mais uma ou duas até o final deste ano”, explica.
Miaga convida a todos que quiserem comparecer à quadra para conhecer o esporte.
O esporte
O squash é um esporte jogado individualmente ou em duplas. Ele é dividido em classe e também tem divisões que levam em conta as idades dos atletas. É praticado com raquete e uma pequena bola de borracha e jogado numa quadra fechada pelos quatro lados, sendo a traseira de vidro.
As classes 1 a 6, as disputadas pelos jogadores setelagoanos, são para atletas amadores. A 1ª concentra os melhores e a 6ª os mais iniciantes.
Já a classe acima da 1ª é direcionada para os já profissionais.
Por Vinícius Augusto