Não foi nem de perto a melhor exibição da temporada, mas o Cruzeiro garantiu a primeira vitória no Campeonato Brasileiro ao derrotar o Ceará por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (1º), no Mineirão. O time celeste contou com defesas milagrosas de Fábio, que pegou um pênalti de Ricardo Bueno no primeiro tempo, e com o gol de Thiago Neves para vencer o duelo válido pela segunda rodada do torneio nacional.
O próximo compromisso do Cruzeiro pela Série A é no domingo, dia 5 de maio, às 16h, no Mineirão, contra o Goiás. Antes do terceiro jogo pelo torneio nacional, contra o Internacional, em 12 de maio, o clube celeste terá duelo válido pela Copa Libertadores. Na quarta-feira, dia 8, a Raposa medirá forças com o Emelec, às 19h15, no Gigante da Pampulha, pela última rodada do Grupo B.
O jogo
Com quatro mudanças em relação ao time que deixou o Maracanã derrotado pelo Flamengo por 3 a 1, no último sábado, o Cruzeiro encontrou dificuldades para impor seu ritmo no Mineirão. Além do retorno de Leo como substituto de Murilo, Mano Menezes optou por escalar Ariel Cabral, Robinho e Thiago Neves nas vagas de Henrique, Pedro Rocha e Rodriguinho.
Bem organizado, especialmente no setor defensivo, o Ceará foi responsável pelas primeiras finalizações da partida e teve um pênalti desperdiçado logo aos 18’. Lucas Romero tocou com o cotovelo na bola e o árbitro Wagner Reway, com ajuda do VAR Heber Roberto Lopes, marcou a infração. Fábio salvou o Cruzeiro ao defender cobrança de Ricardo Bueno. Depois de passar pelo sufoco, o Cruzeiro cresceu na partida. A primeira grande chance aconteceu aos 33’. Após boa trama com Ariel Cabral, Dodô chegou até a linha de fundo e cruzou para a área. Fred disputou com o zagueiro adversário e, na sobra, David – que substituiu o lesionado Marquinhos Gabriel – finalizou com força, mas para fora.
Dois minutos depois, foi Edilson o responsável por assustar Diogo Silva. O lateral-direito finalizou de fora da área e bola raspou na trave direita do gol do Ceará. Os visitantes diminuíram o ímpeto ofensivo inicial e passaram a dedicar mais concentração para a marcação. Apesar disso, assustaram mais uma vez no fim do primeiro tempo. Aos 46’, Chico chegou a marcar, mas o assistente Bruno Boschilia viu o jogador em posição de impedimento.
Precisando do resultado em casa, o Cruzeiro voltou do intervalo buscando com mais intensidade as jogadas ofensivas. A estratégia funcionou. Aos 5’, Robinho tocou para David na linha de fundo, o atacante devolveu para o meia-campista, que finalizou da entrada da pequena área. Diogo Silva fez importante defesa, mas, no rebote, Thiago Neves não desperdiçou. 1 a 0. Foi o primeiro tento do camisa 10 na temporada.
Apesar do gol nos minutos iniciais, o Cruzeiro não aproveitou o momento para buscar espaços na defesa do Ceará. Chegou a assustar o goleiro adversário em mais dois lances isolados, mas nada que o fizesse aproximar do segundo gol na partida. Nos minutos finais, Mano Menezes promoveu substituições para reforçar o setor defensivo, o time celeste aguardou o Ceará no campo defensivo e viu Fábio salvar em duas oportunidades até ver Wagner Reway apitar o fim da partida.
CRUZEIRO 1X0 CEARÁ
Cruzeiro
Fábio; Edilson, Dedé, Leo e Dodô; Lucas Romero e Ariel Cabral (Lucas Silva); Robinho, Thiago Neves (Jadson) e Marquinhos Gabriel (David); Fred. Técnico: Mano Menezes
Ceará
Diogo Silva; Samuel Xavier, Tiago Alves, Luiz Otávio e Thiago Carleto; Auremir, Fabinho, Ricardinho (Fernando Sobral) e Leandro Carvalho; Chico (Bergson) e Ricardo Bueno (Roger). Técnico: Enderson Moreira
Gol: Thiago Neves (aos 5’2ºT)
Cartão amarelo: Lucas Romero (Cruzeiro)
Público pagante: 17.778
Público presente: 22.677
Renda: R$265.043,50
Motivo: 2ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 1º de maio de 2019 (quarta-feira), às 19h15
Árbitro: Wagner Reway (FIFA/MT)
Assistentes: Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Neuza Ines Back (FIFA/SP)
VAR: Heber Roberto Lopes (SC)
Com Superesportes