O 3º Festival Master de Natação foi realizado no último sábado (1º), no Barroca Tênis Clube, em Belo Horizonte. A categoria Master abrange participantes a partir dos 25 anos.
Com as técnicas Moema Mattar e Rose Nascimento, a Academia Nado Livre esteve presentes com 11 nadadores. Entre eles, estava Cleuza Godinho, que tem mais de 70 anos.
Perguntada sobre a importância de participar de competições assim, Moema Mattar afirma que “tenho alunos que estão comigo há mais de 20 anos. Participar possibilita um parâmetro motivacional, porque é onde se marca o tempo [de prova]; eles [nadadores] veem a melhora”.
A técnica ainda ressalta esse aspecto com relação aos nadadores acima de 40 anos. “Ainda mais o Master, apesar de ter os mais novos, a grande maioria é acima de 40, 50 anos. Isso significa que estão mantendo a forma física e a capacidade de condicionamento deles em alta. Então participar é trazê-los para uma versão da Natação como esporte de rendimento, de competição, e isso eu acho que é importante em qualquer idade. Por isso a gente participa”, afirma.
Dona Laura, de 100 anos, é nova recordista mundial
Laura de Oliveira nasceu em abril de 1919 e é a nova recordista mundial nos 50 m peito na categoria 100-104 anos. Natural de Monte Azul, em Minas Gerais, Dona Laura marcou o tempo de 2m49s41.
Moema conta que sente muita inspiração com relação à Dona Laura. “Eu sinto inspiração porque é o meu trabalho, é o que eu ensino, é o que eu vendo com esse conceito da saúde, de concidionamento, de longevidade. É a Natação como prova de bem estar geral e de condicionamento físico geral. E ela é a prova viva disso. Olha como ela é independente até hoje, totalmente lúcida, firme, [tem uma] postura linda. Então é inspirador”, comenta.
Da Redação