Para o secretário de Estado de Esportes e da Juventude, Alberto Rodrigues, a vinda de eventos esportivos “traz ganhos extraordinários para cidade, desenvolvendo o futebol profissional, categorias amadoras e outras modalidades”. O diretor de infraestrutura da Administração de Estádios do Estado de Minas Gerais (Ademg), Ricardo Raso, ressalta que a Arena recebe o melhor gramado de Minas. “O estádio está preparado para receber jogos de Campeonato Brasileiro e Libertadores”, afirma Raso. Na opinião do secretário Rodrigues, agora é momento de estruturar o município, os ramos de hotelaria e restaurantes.
DESAFIOS
O jornalista esportivo Chico Maia, um dos idealizadores do evento, identifica pontos a serem resolvidos: falta qualidade dos acessos pelas estradas BR-040 e MG-424, Pronto Socorro, segurança durante os jogos e sinalização nas ruas e avenidas. “A Arena é uma oportunidade de negócios e é preciso que as pessoas sejam bem recebidas”, diz. Maia entende que somente a Prefeitura e entidades locais não conseguem sanar os problemas apontados. “Sete Lagoas precisa de apoio dos governos federal e estadual”.
SOLUÇÕES
Na abertura do seminário, o Governo de Minas antecipou o anúncio que deve ser feito pelo governador: a duplicação da MG-424 até Pedro Leopoldo. A estrada é a principal ligação de Sete Lagoas ao aeroporto de Confins. No entorno do estádio, a Prefeitura desenvolve projeto para intervenção e sinalização da avenida Perimetral. Segundo o secretário municipal de Trânsito e Transporte Urbano, Eduardo Betti, a via terá duas rotatórias de acesso aos estacionamentos com criação de mais um faixa de trânsito nesses trechos, evitando a retenção do fluxo de veículos. “Para garantir a segurança dos torcedores, serão instalados semáforos e espaço de parada aos ônibus”, complementa Betti. Com a intenção de facilitar a entrada das delegações ao estádio, serão construídas duas novas ruas no entorno do estacionamento principal. Haverá ainda desapropriação de terrenos na entrada superior para disponibilizar maior área durante o ingresso do público.
CIDADE TURÍSTICA
O seminário destaca a Arena como um potencial turístico a ser explorado a partir de junho. A cidade se prepara também para desenvolver outras áreas do turismo. Nas reuniões e encontros da Prefeitura, Conselho Municipal de Turismo e iniciativa privada, o setor se mobiliza para criar o Plano de Desenvolvimento Turístico de Sete Lagoas, definindo metas a partir de oportunidades que estão por vir com verbas governamentais voltadas para as 11 cidades eleitas como Destinos Indutores no estado, como Sete Lagoas, e do projeto Linha Lund.
AUTORIDADES
O evento reuniu o secretário de Estado de Esporte, Alberto Rodrigues; integrante do Comitê Gestor da Copa 2014 do Governo de Minas Gerais, Fernando Ladeira; presidente do Comitê Executivo Copa 2014 da Prefeitura de Belo Horizonte, Tiago Lacerda; diretor de infraestrutura da Ademg, Ricardo Raso; secretários municipais Nadab Abelin (representando o prefeito Maroca), Eder Bolson, Eduardo Betti, Sérgio de Paula; presidente da Seltur, Luciano Lyra; representantes de entidades de classe, Polícias Civil, Militar e Rodoviária, Guarda Municipal, imprensa, esportistas e empresários, dentre outras autoridades.
SECOM / Sete Lagoas