Junior Braga é praticante de jiu-jitsu e setelagoano. O atleta, que também é conhecido como ‘Juninho’, vem alçando voos cada vez mais altos, vencendo competições de peso, como no último final de semana, que fez mais de 10 lutas e finalizou todas antes do cronômetro marcar 3 minutos, isso pela última etapa do Campeonato Estadual que aconteceu no Mineirinho. Outras conquistas importantes no ano foram Copa Leão Dourado – considerada a maior dessa modalidade esportiva em Minas Gerais – o Open Winter da CBJJ, organizado pela instituição mais representativa e importante do esporte brasileiro.
Os feitos alcançados pelo atleta foram fundamentais para solidificar seu caminho, possibilitando que, no próximo ano, ele dê mais um passo na carreira: em janeiro de 2020, Juninho irá disputar um campeonato europeu de jiu-jitsu, na cidade de Lisboa, capital de Portugal.
Para conhecer um pouco mais sobre a carreira desse promissor talento setelagoano do jiu-jitsu, o SeteLagoas.com.br realizou uma entrevista com o atleta. Confira a íntegra abaixo.
Quando começou a praticar jiu-jitsu?
Em meados de 2009/2010.
Fale um pouco sobre sua rotina: treinos, alimentação e desafios do dia a dia.
Minha rotina inicia às 4h40 da manhã, com treino de musculação; de 7h às 18h estou no meu trabalho. Logo, vou para o preparo no crossfit e, por fim, de 20h20 às 22h30, termino meu dia fazendo o que mais gosto, treinando o jiu.
Em quem você se espelha para treinar? Algum ídolo em especial?
Com relação ao estilo de luta, gosto do Leandro Lo, mas me espelho também nos Mendes, por fazerem um trabalho extra tatame de altíssimo nível, não formando somente atletas, mas pessoas de caráter ímpar!
Quais os principais desafios de se tornar um atleta de ponta?
Conciliar todos os obstáculos, no meu caso o trabalho, dieta e manter a rotina diária de treinos.
O que um lutador não pode deixar de ter?
Para a parte técnica é necessário muita disciplina e força de vontade, mas ser um lutador vai muito além disso, é preciso ter honra, caráter e lealdade.
Qual a sensação de estar próximo de uma competição no exterior?
Primeiramente, a realização de um sonho. Estou feliz e ansioso, confiante de que conseguirei mostrar o meu trabalho e minha melhor versão.
Você defende a ideia de o jiu-jitsu se tornar um esporte olímpico? Sim ou não e por quê?
Eu acho que o jiu-jitsu deveria ter mais reconhecimento, mas, se tornando um esporte olímpico, receio que ele perca a sua essência. É algo que tem que ser bem analisado.
Com o decorrer do tempo, você pensa em migrar para o MMA?
Não, pois eu me encontro totalmente no jiu-jitsu!
Hoje em dia, grande parte dos investimentos é feita no futebol, deixando os esportes especializados de lado. O que você acha disso e como esse cenário pode ser modificado?
Lamentamos que o jiu-jitsu não tenha o reconhecimento que merece, pois não é somente um esporte, é uma filosofia de vida onde os princípios básicos são respeito e disciplina. Acredito que aos poucos os investidores começaram a perceber que podemos gerar visibilidade e retorno para eles, assim outros esportes, e não só o futebol terá mais visibilidade.
Qual a idade ideal para começar a praticar o jiu-jitsu?
Quanto mais novo, melhor, mas nada impede de começar em qualquer idade. A hora é agora!
Qual conselho para quem está começando?
Antes de ser excelente, seja frequente. O começo não é fácil, mas valerá a pena!
Quando alcançar a faixa-preta, pensa em ensinar jiu-jitsu?
Claro, mas além da técnica quero passar a filosofia de vida da arte suave.
Seu professor Rodrigo Reis parece ser bastante exigente nos detalhes, o que acha disso?
Sim, mas isso se deve ao fato dele estudar e viver o jiu-jitsu 24h por dia.
Quem são seus apoiadores? Pode falar um pouco sobre cada um deles?
A minha escola EssenceJiu-jitsu, junto ao meu professor Rodrigo muleta. Foi lá que me tornei o atleta que sou hoje.
A Kimonos In theGuard, a primeira empresa que confiou e acreditou no trabalho, fornecendo os melhores materiais para o meu treino.
A Crossfit Blackout, que com os treinos de alta excelência está conseguindo lapidar a minha força e resistência.
A Nutri7, por suplementar a minha alimentação com os melhores produtos do mercado.
A academia Farnet por me propor o espaço para que eu possa treinar minha musculatura.
A Cooperlíder, por acreditar no meu trabalho e me fornecer uma ajuda financeira para que eu possa participar dos campeonatos.
E por fim, o SeteLagoas.com.br que sempre divulga meus feitos e patronidores no site.
O atleta Junior Braga conta com os seguintes patrocinadores:
Juninho também tem uma classe de Jiu-Jitsu na academia Farnet, para os interessados o contato é o 99776-6164.
Essence Jiu Jitsu
Rua Rondônia, 83, Canaan – Sete Lagoas
(31) 9 9872-4646
(31) 9 9443-2812
{module [803]}
Da Redação