Logo

Cruzeiro se inspira em protocolo que será usado na NBA para retorno aos treinos

O Cruzeiro tem se atentado a protocolos usados em todo o mundo para o retorno de atletas às suas respectivas práticas esportivas. Uma das inspirações do departamento médico da Raposa está relacionada a procedimentos de ligas europeias de futebol, enquanto outra é de um protocolo americano que será usado inicialmente em esportes de quadra, principalmente no basquete pela NBA.

Cruzeiro já iniciou procedimentos para viabilizar retomada de treinos na Toca da Raposa II./ Foto: Igor Sales/CruzeiroCruzeiro já iniciou procedimentos para viabilizar retomada de treinos na Toca da Raposa II./ Foto: Igor Sales/Cruzeiro

"O americano, muito prático, montou um fluxograma que direciona o atleta de acordo com os passos dentro das avaliações. É um protocolo mais prático, ainda sem ter sido utilizado. Diria que é um modelo um pouco mais 'agressivo' que os modelos das ligas de futebol", disse o médico Sérgio Campolina ao SuperFC.

Apesar da inspiração, Campolina afirmou que os trabalhos serão dentro da necessidade do clube. "Vamos usar aquilo que é adaptado para a nossa realidade, principalmente as etapas da chegada do atleta, ou seja, as avaliações laboratoriais, avaliações através de questionários, onde o atleta coloca a condição em que se encontra e também as pessoas com quem teve contato restrito na quarentena", disse.

"Os grupos são separados. Dentro das perguntas, tem por exemplo se ele teve algum teste positivo para a Covid-19. Se tiver e estiver imunizado, já é um atleta que não temos tanto rigor com os cuidados, algo tão restrito em relação ao grupo", explicou Campolina, ao citar o protocolo americano.

De acordo com médico do Cruzeiro, o departamento vem tendo uma consultoria na área de infectologia de dois médicos, Eduardo e Rogério Sadi. "O Eduardo Sadi que me encaminhou esse protocolo americano que consta alguns exames pré-treino, que na Europa não foi feito" disse Sérgio.

"Inclusive, já estava programado para fazermos exames de entendimento da doença. Estamos tentando absorver o máximo das informações que vêm, agora ainda mais com alguns clubes brasileiros já em atividade", completou.

Quanto aos protocolos de ligas europeias, o médico do Cruzeiro especificou três praças de onde o clube tirou exemplos para a montagem do seu planejamento.

"Temos feito contato com brasileiros que trabalham em ligas da Espanha, da Alemanha, de Portugal. Pela experiência deles, que estão na nossa frente, queremos fazer o que é mais prático e viável. Temos estudado muito os protocolos de início de atividades dessas ligas", contou.

O Cruzeiro está realizando os primeiros procedimentos para, de fato, retomar os treinos na Toca da Raposa II. Nesta sexta (15), serão feitos testes para detecção ou não de coronavírus em funcionários ligadas à operação do CT. Já na segunda (18), será a vez de atletas, comissão técnica e departamento de futebol. Com os resultados em mãos, o clube vai avaliar o retorno aos treinos.

Com SuperFC



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks