Menu

Sesc promove Dia do Desafio 2020 em versão online

A atividade física traz inúmeros benefícios para o corpo: ajuda a acelerar o metabolismo, aumenta a capacidade cardiorrespiratória, melhora o funcionamento das articulações e dos músculos, além de liberar hormônios como a serotonina, tão importante para o relaxamento e a sensação de bem-estar. E bem-estar está na base da missão do Sesc em Minas: levar qualidade de vida e bem-estar aos trabalhadores do comércio de bens, serviços, turismo e à comunidade.

Sobretudo em tempos de quarentena, em função da pandemia do Covid-19, a instituição se mantém atenta ao bem-estar das pessoas. Por isso, os Sescs de todo o país participam do Dia do Desafio, em uma versão adaptada ao atual momento. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática esportiva ao redor do mundo.

Em 2020, o evento será realizado no dia 27 de maio, via internet: os interessados são convidados a postar nas redes sociais um registro (foto ou vídeo) de sua prática de atividades físicas, usando as hashtags #DiaDoDesafio #JuntosNoDiaDoDesafio e marcando o perfil @sescmg. Para incentivar, o Sesc vai divulgar vídeos de desafios esportivos, para o internauta fazer em casa. Todos os posts serão compartilhados nos perfis do Sesc em Minas.

Foto: ReproduçãoFoto: Reprodução

O autocuidado é um desafio para todos

A ideia é incentivar as pessoas a se exercitarem, mesmo que seja em casa. Sabe-se que o isolamento social tem trazido malefícios para o corpo e a mente, como depressão, ataques de pânico e doenças físicas — tudo que pode ser evitado com a adoção diária de atividades físicas.

Nesse sentido, a internet torna-se um importante difusor de boas práticas, com orientações e dicas para os exercícios em casa, além de promover uma rede de interações sociais capaz de estimular as pessoas a não se deixarem levar pelo sedentarismo e pelo desânimo causado pelo isolamento. O site (https://www.diadodesafio.org.br/) e as redes sociais oficiais do Dia do Desafio serão uma plataforma para a difusão dessas informações.

A campanha tem como propósito incentivar a prática regular de exercícios físicos em benefício da saúde. Em seu formato original, promove uma competição entre duplas de cidades do mesmo porte, nas quais a população é incentivada a praticar atividades físico-esportivas ao longo do dia. O município que conseguir mobilizar o maior número de participantes em relação à sua população total vence o desafio. Neste ano, o foco é a cooperação e a integração, num movimento de incentivo ao cuidado com a saúde de todos.

Além de sentir grande bem-estar tanto físico como mental ao participar do Dia do Desafio, a educadora Elisângela Paim, de 31 anos, gosta muito de acompanhar a hashtag do Desafio e ver que pessoas de outras cidades também estão tirando um tempo para se dedicar às atividades físicas. Ela conta: “Muitas pessoas, ao verem minha postagem do Desafio, perguntam: ‘Como faz para participar?’. Acho um dia muito prazeroso e de muita interação!”. Ela participou, entre os anos de 2013 e 2018, de atividades oferecidas pela Prefeitura Municipal de Uberlândia e, em 2019, com o Sesc em atividades de musculação. Durante esse período de isolamento, ela continua se exercitando em casa, com objetos adaptados.

As atividades do desafio são desenvolvidas pelas prefeituras, em parceria com instituições públicas e privadas, com a participação de setores sociais. Em 2019, a campanha contou com 3.681 cidades, mais de 42 milhões de participantes, em 13 países do continente americano, tais como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, etc.

Em sua 26ª edição, o Dia do Desafio é uma iniciativa coordenada mundialmente pela The Association for International Sports for All (Tafisa) e no continente americano pelo Departamento Regional do Sesc em São Paulo, com apoio da International Sport and Culture Association (ISCA) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Bem-estar amplo

Além da prática de atividade física, o Sesc em Minas proporciona ao público outras ações voltadas ao bem-estar, como atividades artísticas, culturais, além de atendimentos de saúde em várias especialidades e ações de assistência social. O bem-estar é um estado geral do ser humano, que envolve as dimensões física, mental e social. No atual cenário, a instituição tem se mantido ativa, por meio de diversas ações, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e atuando contra a propagação do novo coronavírus.

Consuelo Ribeiro, 55 anos, é aluna das aulas de Ritmos (uma modalidade aeróbica de dança) e Step do Sesc Contagem. Segundo ela, a prática de atividade física aumentou muito a sua autoestima e, assim, sua qualidade de vida. Com o início da quarentena, ela criou seu próprio step e passou a fazer exercícios em casa por meio de aulas on-line. Ela orienta os interessados a procurarem suas atividades de interesse nas redes sociais, pois “sempre tem alguém oferecendo alguma modalidade”. Ela se mostra animada: “O importante é fazer uma atividade e não ficar parado. E eu sei que isso tudo vai passar, então vamos nos unir e não ficar parados, para que, quando voltarmos às nossas atividades normais, que voltemos com saúde.”

Serviço

Dia do Desafio
Data: 27 de maio de 2020
Local: redes sociais do Sesc – perfil @sescmg
Hashtags: #DiaDoDesafio, #JuntosNoDiaDoDesafio

Com Ascom Sesc




Publicidade
Publicidade

Links patrocinados