Logo

Fifa comunica CBF para Cruzeiro iniciar Série B com 6 pontos a menos por não quitar dívida com time árabe

O Cruzeiro vai começar o Campeonato Brasileiro da Série B com seis pontos a menos na tabela. Nessa terça-feira (19), a Fifa comunicou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que a entidade nacional aplique a punição ao clube celeste pelo não pagamento referente ao empréstimo do volante Denilson ao Al-Wahda, dos Emirados Árabes Unidos, realizado em julho de 2016. Não cabe recurso.

Foto: Washington Alves/Light Press/CruzeiroFoto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

No dia 30 de março, o Al Whada já havia informado à Raposa que não aceitaria o acordo proposto pelo clube:

O valor da dívida gira em torno de R$ 5 milhões e o Cruzeiro tinha até essa segunda-feira (18) para efetuar o pagamento. Nos últimos dias, o Núcleo Gestor vinha tentando negociar com os árabes a prorrogação do prazo e foi pego de surpresa nesta terça.

Em nota divulgada no fim da noite desta terça-feira, o Cruzeiro informou que "ainda não recebeu nenhuma comunicação oficial" e que "está finalizando a negociação com o clube dos Emirados Árabes". No entanto, a Raposa admite que "pode sofrer a punição de seis pontos na Série B do Campeonato Brasileiro" (leia o comunicado completo ao fim da matéria).

Agora, o processo volta para julgamento e o Cruzeiro terá aproximadamente cinco meses para quitar o débito com o clube árabe. Se não conseguir, a equipe celeste sofrerá uma punição será mais severa, como o rebaixamento para a Série C do Brasileirão.

Denílson chegou ao Cruzeiro por empréstimo de seis meses pelo valor de 850 mil euros, mas pouco atuou e deixou o clube quatro meses depois. No período, o jogador entrou em campo apenas cinco vezes, não agradou ao técnico Mano Menezes, na época, e foi dispensado. O clube celeste, desde então, não efetuou o pagamento e o caso foi parar na Fifa.

Além da dívida com o Al-Wahda, o Cruzeiro tem outros clubes no encalço que acionaram a Fifa cobrando os débitos não quitados. O mais próximo de vencer é o da compra do atacante Willian 'Bigode', realizada em 2014. A diretoria celeste tem até o dia 29 deste mês para pagar o Zorya, da Ucrânia.

Confira a nota divulgada pelo Cruzeiro

O Cruzeiro Esporte Clube segue trabalhando firmemente para evitar as consequências do não pagamento ao Al-Whada de mais de 5 milhões da dívida pelo empréstimo do volante Denilson, contratado em 2016. O prazo venceu nesta segunda-feira, 18. E por causa deste processo, que não cabe mais recursos na Fifa, o clube celeste pode sofrer a punição de seis pontos na Série B do Campeonato Brasileiro. No entanto, a direção do Clube ainda não recebeu nenhuma comunicação oficial, e o Cruzeiro está finalizando a negociação com o clube dos Emirados Árabes.

As tratativas com o Al-Whada vinham se desenvolvendo positivamente nas últimas semanas, embora a troca iminente na direção do clube, com as eleições para presidente na próxima quinta-feira, 21, também tenham colaborado para dificultar as negociações. Outra dificuldade, além da falta de receitas da Raposa, que teve seus recursos ‘varridos’ na antiga administração, é o atual momento, com a pandemia da Covid-19, o coronavírus.

“Estamos negociando com o Al-Whada e vamos seguir até o último minuto, aguardando um desfecho positivo, para que o Cruzeiro não seja penalizado com a perda de pontos. Estamos vivendo um momento de exceção, em que o mundo está sofrendo com as consequências desta crise com o Coronavírus. Todos sabem da falta de recursos do Cruzeiro e o Clube teve suas receitas ainda mais comprometidas pela situação de pandemia”, explicou Sandro Gonzalez, CEO do Conselho Gestor, falando sobre as negociações com o clube árabe.

“Vínhamos tentando um adiamento para o segundo semestre, mas os dirigentes do Al-Whada foram taxativos. Eles disseram que o processo corre há mais de quatro anos na Fifa e ninguém do Cruzeiro, nenhum dirigente neste período todo, procurou o Al-Whada para buscar um acordo. Eles disseram que se sentiram frustrados e descrentes, e que por isso não poderiam facilitar nada para o Cruzeiro neste momento. Nós explicamos a eles que o clube também foi uma vítima de tudo o que aconteceu nos últimos anos, que agora são outras pessoas que estão à frente da instituição, e que temos a total intenção de resolver. Já tínhamos tratativas avançadas desde a semana passada, e vamos fazer de tudo para evitar qualquer tipo de punição ao Cruzeiro”, ressaltou Sandro.

Os dois pré-candidatos à presidência do Cruzeiro foram comunicados sobre a situação deste processo na Fifa.

Com Itatiaia



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks