Em sorteio realizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na manhã desta quinta-feira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro, os confrontos das oitavas de final da Copa do Brasil foram definidos. Único representante mineiro nesta fase da competição, o América terá pela frente o Corinthians.
A ordem dos mandos de campo será definida em sorteio da CBF também nesta quinta.
Esta etapa da Copa do Brasil marca a entrada dos clubes que não estavam disputando a competição desde a primeira fase. São eles: oitos times participantes da Copa Libertadores (Athletico, Corinthians, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo); o campeão da Série B 2019 (Red Bull Bragantino); o campeão da Copa do Nordeste 2019 (Fortaleza); e o campeão da Copa Verde 2019 (Cuiabá). As 11 equipes se somam nesta fase a América, Atlético-GO, Botafogo, Ceará e Juventude.
O sorteio foi realizado sem qualquer direcionamento de chaves. Ou seja, todos os clubes participantes estavam no mesmo pote, possibilitando qualquer confronto. Na Copa do Brasil não há o critério de desempate pelo gol marcado fora de casa
O América chegou às oitavas após vencer a Ponte Preta por 3 a 1, no Independência, pelo jogo de volta da quarta fase. O duelo de ida, no Moisés Lucarelli, em Campinas, terminou empatado por 2 a 2. Antes, o time mineiro eliminou Santos-AP (primeira fase), Operário-PR (segunda fase) e Ferroviária-SP (terceira fase).
Em razão da boa campanha, o América já garantiu R$ 7,29 milhões em premiação – número superior ao valor previsto de arrecadação com “Jogos e Competições” em 2020: R$ 5.755.449,00. Além disso, o América repetiu os feitos de 1998 e 2018, quando também participou das oitavas de final da Copa do Brasil.
Da Redação com SE