Menu

Atlético após erro de arbitragem em lance capital, vence Corinthians e assume liderança do Brasileiro

O Atlético assumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com vitória sobre o Corinthians por 2 a 1, na noite deste sábado, em São Paulo, pela 21ª rodada. No duelo na Neo Química Arena, o alvinegro saiu atrás no placar pouco depois de ter um pênalti ignorado pela arbitragem - Gil agarrou Vargas dentro da grande área, aos 4min. Aos 6min, Matheus Davó cabeceou a bola cruzada por Ramiro e fez 1 a 0 para o Timão. Na etapa final, o Galo superou o erro do VAR e virou a partida, com gols de Guilherme Arana, aos 15min, e Marrony, que entrou no lugar de Eduardo Sasha, aos 37min.

Foto: Pedro Souza / Agência Galo / AtléticoFoto: Pedro Souza / Agência Galo / Atlético

O resultado fora de casa faz o Atlético chegar a 38 pontos, dois a mais que o vice-líder Internacional, derrotado mais cedo pelo Santos, por 2 a 0, na Vila Belmiro. Mesmo que o Flamengo supere o Atlético-GO neste sábado, no Maracanã, a equipe mineira levará vantagem no número de vitórias, principal critério de desempate da competição. Vale lembrar que o São Paulo, terceiro colocado com 36 pontos, tem dois jogos a menos e vem em grande ascensão na Série A - cinco triunfos e um empate nos últimos seis duelos.

Para evitar a aproximação do Tricolor paulista, que desponta como grande concorrente ao título no momento, o Galo precisa ganhar do Athletico-PR na quarta-feira, às 19h, no Mineirão, em jogo atrasado da sexta rodada. Campeão da Copa do Brasil de 2019, o Furacão está na briga contra o rebaixamento à Série B, em 17º lugar, com 22 pontos. Já o Corinthians, em 11º, com 25, jogará novamente em casa no domingo, 22, às 20h30, contra o Grêmio.

O jogo

O técnico Jorge Sampaoli foi obrigado a fazer mudanças no Atlético em razão das convocações de Junior Alonso, Savarino e Alan Franco às seleções de Paraguai, Venezuela e Equador. Na defesa, escolheu Igor Rabello para formar dupla com Réver. No setor de meio-campo, colocou o argentino Matías Zaracho. E no ataque, promoveu a estreia do chileno Eduardo Vargas, contratado ao Tigres, do México. O comandante ainda escalou o volante Jair, recuperado de lesão na coxa direita, no lugar de Nathan.

Talvez o lance crucial da partida tenha ocorrido aos 4 minutos, quando Gil se desligou por alguns segundos e foi ultrapassado por Vargas na corrida. No momento em que se preparava para dominar a bola dentro da grande área, o camisa 10 atleticano foi agarrado pelo zagueiro, perdeu o equilíbrio e caiu. Foi um lance claro de pênalti, mas o responsável pelo VAR, Pathrice Wallace Corrêa Maia, não recomendou a revisão ao árbitro Rodrigo Dalonso Ferreira.

Dois minutos depois da penalidade não assinalada para o Atlético, o Corinthians trocou passes no ataque. Luan recebeu de Lucas Piton e encaixou bela inversão de bola da esquerda para a direita, encontrando Ramiro na linha de fundo. O meio-campista deu um pontapé de voleio e conseguiu cruzar de primeira para Matheus Davó, que cabeceou no contrapé de Everson e abriu o placar na Neo Química Arena: 1 a 0.

Animado com o gol no início, o Timão intensificou a pressão na saída de bola, enquanto o Atlético, que até teve vantagem na posse (71%), ficou longe do ímpeto apresentado na vitória por 4 a 0 sobre o Flamengo, há uma semana. Sampaoli chegou a orientar Guilherme Arana a avançar à ponta esquerda e Allan a dar cobertura ao lateral, mas a variação para o 3-4-3 não funcionou diante de um adversário bem postado na marcação.

Embora não tenha efetuado substituições no intervalo, o treinador fez um ajuste de posição. Vargas passou a ocupar o lado esquerdo, ao passo que Keno ficou na ponta-direita para usar a velocidade nas costas de Lucas Piton. A mudança gerou resultado aos 15 minutos, quando Vargas carregou a bola para o meio e deu lindo toque de calcanhar ao perceber a ultrapassagem de Guilherme Arana. O lateral soltou a bomba no canto e fez o quinto gol dele em 31 jogos na temporada: 1 a 1.

Aos 24min, Jorge Sampaoli fez duas substituições no Atlético: saíram Sasha e Zaracho, entraram Marrony e Nathan. Com isso, Vargas foi deslocado da esquerda para o centro, ficando como referência no setor ofensivo. Aos 28min, o Atlético quase virou. Arana cobrou escanteio, Rabello e Réver tocaram de cabeça, e Nathan, próximo à pequena área, chutou rasteiro. Cássio conseguiu defender com a perna praticamente em cima da linha.

Na medida em que o Corinthians dava sinais de cansaço, o Atlético tinha bastante campo para desenvolver a sua proposta de jogo. Até que aos 37min, Keno foi acionado na direita, livrou-se da marcação de Jonathan Cafu e cruzou de pé canhoto na cabeça de Marrony, que garantiu a virada do Galo: 2 a 1.

 

CORINTHIANS 1X2 ATLÉTICO

CORINTHIANS
Cássio; Fagner, Marllon, Gil e Lucas Piton; Gabriel e Roni (Éderson, aos 31min do 2ºT); Ramiro, Luan e Everaldo (Léo Natel, aos 20min do 2ºT); Matheus Davó (Jonathan Cafu, aos 31min do 2ºT)
Técnico: Vagner Mancini

ATLÉTICO
Everson; Guga, Réver, Igor Rabello e Guilherme Arana; Allan, Jair e Matías Zaracho (Nathan, aos 24min do 2ºT); Eduardo Vargas (Bueno, aos 43min do 2ºT), Keno e Eduardo Sasha (Marrony, aos 24min do 2ºT)
Técnico: Jorge Sampaoli

Gols: Matheus Davó, aos 6min do 1ºT (Corinthians); Guilherme Arana, aos 15min do 2ºT; Marrony, aos 37min do 2ºT (Atlético)

Cartões amarelos: Roni, aos 32min do 1ºT; Matheus Davó, aos 10min do 2ºT (Corinthians); Keno, aos 30min, Victor, aos 42min do 1ºT; Jair, aos 22min, Eduardo Vargas, aos 43min do 2ºT (Atlético)

Motivo: 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

Estádio: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)

Data: sábado, 14 de novembro de 2020

Árbitro: Rodrigo Dalonso Ferreira (SC)

Assistentes: Alex dos Santos e Henrique Neu Ribeiro (SC)

VAR: Pathrice Wallace Corrêa Maia (RJ)

Da Redação com SE



Publicidade

+ Esportes

STJD dá prazo de cinco dias para CBF se manifestar sobre vaga do Democrata de Sete Lagoas na Série D

STJD dá prazo de cinco dias para CBF se manifestar sobre vaga do Democrata de Sete Lagoas na Série D

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na figura do presidente José Perdiz, interpelou a Confederação Brasile...

URGENTE: Santa Cruz entra no STJD por vaga do Democrata na Série D 2024

URGENTE: Santa Cruz entra no STJD por vaga do Democrata na Série D 2024

O Santa Cruz Futebol Clube, de Pernambuco, ingressou na tarde desta quarta-feira (27) no Superior Tribunal de Justiça De...

Democrata de Sete Lagoas x Santa Cruz: quem tem a razão pela vaga na Série D 2024?

Democrata de Sete Lagoas x Santa Cruz: quem tem a razão pela vaga na Série D 2024?

Na última segunda-feira (25), o Santa Cruz, time pernambucano, apontou que irá pleitear a vaga do Democrata na Série D d...

Setelagoanos garantem medalhas no Campeonato Mineiro de Taekwondo

Setelagoanos garantem medalhas no Campeonato Mineiro de Taekwondo

O grupo de atletas de Sete Lagoas que disputou a 1ª Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo no último final de semana (...

Santa Cruz quer vaga do Democrata na Série D 2024

Santa Cruz quer vaga do Democrata na Série D 2024

Os desafios do Democrata poderão ser maiores do que o imaginado na Série D deste ano: o Santa Cruz de Pernambuco anuncio...

Restam quatro: Copa Municipal Rádio Web Novidade define os times semifinalistas

Restam quatro: Copa Municipal Rádio Web Novidade define os times semifinalistas

Quatro times seguem vivos na busca pelo título de campeão da Copa Municipal Rádio Web Novidade em Sete Lagoas. Os semifi...

Gabigol, do Flamengo, recebe uma suspensão de dois anos por tentativa de manipulação em teste antidoping; pena vai até 2025

Gabigol, do Flamengo, recebe uma suspensão de dois anos por tentativa de manipulação em teste antidoping; pena vai até 2…

Gabigol foi condenado com uma suspensão de dois anos devido à tentativa de manipulação do exame antidoping. O processo, ...

Democrata firma acordo para quitar dívida de quase duas décadas e busca soluções para outras pendências

Democrata firma acordo para quitar dívida de quase duas décadas e busca soluções para outras pendências

Preocupada com a montagem do elenco para duas importantes competições este ano, a atual diretoria do Democrata, ainda, t...

Pedro Leopoldo abre inscrições para projeto de Futebol de Campo para Adolescentes

Pedro Leopoldo abre inscrições para projeto de Futebol de Campo para Adolescentes

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Direitos Humanos, lança o Projeto de Fut...

Confira quais são as próximas decisões pela Copa Náutico de Futsal 2024

Confira quais são as próximas decisões pela Copa Náutico de Futsal 2024

A Copa Náutico de Futsal 2024 "Marcos Dias Machado" terá finais nas categorias Jovens e Veteranos&nb...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos