Logo

Olimpíadas: Brasil empata com a Holanda e fica perto da classificação no futebol feminino

O Brasil se exibiu de forma madura e organizada no empate por 3 a 3 com a Holanda na manhã deste sábado (24), em Miyagi. Os gols brasileiros foram de Debinha, Marta e Ludmila, e o empate serviu como uma injeção de otimismo para quem esperava um grande teste para o time de Pia Sundhage.

Debinha comemora gol de empate em jogo contra Holanda Foto: Andre Penner - 24.jul.2021/APDebinha comemora gol de empate em jogo contra Holanda Foto: Andre Penner - 24.jul.2021/AP

O time brasileiro mostrou poder de reação, repertório ofensivo e ainda viu boas atuações de quem veio do banco de reservas.

O primeiro ato da partida, no entanto, foi assustador. Miedema superou Erika com facilidade na entrada da área e abriu o placar para a Holanda – eram só 2 minutos de um jogo que prometia virar um pesadelo.

Mas as comandadas de Pia reagiram imediatamente e controlaram o duelo. Após minutos de suspense por conta de um pênalti que o VAR corrigiu e transformou em impedimento, Debinha iniciou e encerrou a jogada do gol de empate, aos 16 minutos: recebeu o passe de Duda, que atuou aberta pela direita.

Com o placar empatado, foi o Brasil quem ficou mais com a bola (62% do tempo) ao longo da primeira etapa, conseguindo agredir a Holanda de formas distintas. As brasileiras chegaram bem na linha de fundo com Duda e Debinha, exploraram a bola aérea com competência e exibiram ótimo entendimento na movimentação ofensiva. Marta pegou bastante na bola e até Andressinha apareceu no ataque com função criativa.

Com as entradas de Ludmilla e Andressa Alves no intervalo, foi possível imaginar um Brasil mais veloz no ataque. Angelina, que substituiu Formiga no setor defensivo, completou o pacote de trocas que pouco alterou o andamento do jogo: o Brasil continuou bem, encontrando espaços nas costas da zaga laranja.

Falha, virada e falta

A sempre oportunista Miedema, aos 14 minutos, recolocou a Holanda em vantagem, de cabeça, contando com a colaboração da goleira Bárbara.

Um novo momento de provação para a seleção brasileira foi inaugurado e superado em apenas cinco minutos. Ludmila, que entrou muito bem, sofreu o pênalti que Marta converteu em gol de empate aos 19.

Aos 23, após um recuo equivocado da zagueira Nouwen, Ludmila aproveitou, driblou a goleira rival e virou o placar, se tornando de vez a personagem brasileira do segundo tempo.

Dominada, e em jornada morna e sem inspiração, a Holanda não encontrou muitos espaços com a bola no chão, mas, com recursos técnicos imensos, a busca pelo empate encontrou eco no pé direito de Janssen.

A cobrança de falta da atacante de 30 anos foi perfeita e arrancou do Brasil uma vitória que começava a se tornar muito provável.

Com o resultado, o Brasil segue empatado com a Holanda na liderança do grupo, mas com 2 gols a menos de saldo.

Brasileiras e holandesas estarão nas quartas de final, mas decidirão só na terça-feira (27) em que parte do chaveamento. Quem ficar em 1º, enfrenta Estados Unidos, Suécia ou Austrália. Quem ficar em 2º pega Japão, Canadá ou Grã-Bretanha.

A seleção brasileira volta a campo na manhã de terça, às 8h30, e enfrenta a Zâmbia provavelmente poupando algumas titulares. No mesmo dia e horário, Holanda x China fecham os trabalhos do grupo F.

Com CNN Brasil



Publicidade

© Copyright 2008 - 2024 SeteLagoas.com.br - Powered by Golbe Networks