Menu

60.700 pagante: com Mineirão lotado Cruzeiro encerra Série B com empate

Em noite de Mineirão lotado e despedidas de Rafael Sobis e Ariel Cabral, o Cruzeiro não converteu as inúmeras chances criadas em gol e empatou por 0 a 0 com o Náutico, nesta quinta-feira, pela 38ª rodada da Série B. O resultado fez o time encerrar com 48 pontos, podendo perder o 11º lugar provisório a depender do desfecho do campeonato. Já o Náutico fica em oitavo, com 53.

Foto: Ramon Lisboa/EM D.A PressFoto: Ramon Lisboa/EM D.A Press

Alguns acontecimentos de bastidores chamaram a atenção no ambiente do Gigante da Pampulha. Reforço para 2022, o zagueiro Maicon Roque, ex-Porto de Portugal e São Paulo, assistiu ao duelo in loco vestido com a camisa do Cruzeiro. Já o empresário Pedro Lourenço, dono do Supermercados BH, subiu no caixote da torcida Máfia Azul, no setor amarelo, e foi ovacionado por todo o público no estádio.

A campanha do Cruzeiro na Série B foi de 10 vitórias, 18 empates e 10 derrotas, com 42 gols marcados e 44 sofridos. Perto de anunciar a renovação até dezembro de 2023, o técnico Vanderlei Luxemburgo quer montar uma equipe competitiva em 2022, de modo que suba à Primeira Divisão e vá longe na Copa do Brasil.

Para que Luxa coloque em prática todas as ideias relacionadas ao mercado, o Cruzeiro precisa quitar R$13 milhões na Fifa referente às contratações de Arrascaeta e Riascos, ambas em 2015. Os credores celestes são o Defensor, do Uruguai, e o Mazatlán, do México (antigo Monarcas Morelia). Enquanto não liquidar a dívida, a Raposa não poderá registrar reforços no BID da CBF.

Além de buscar novos nomes, o Cruzeiro definirá quais atletas do atual elenco terão os contratos renovados. Ao Superesportes nesta quinta-feira, Vanderlei Luxemburgo preferiu não adiantar nomes e disse que todos ficarão sabendo nas próximas semanas. O foco é ajustar os detalhes até o início do Campeonato Mineiro, em 26 de janeiro de 2022.

O jogo

Vários fatores motivaram mais de 61 mil cruzeirenses a se deslocarem ao Mineirão para incentivar a equipe em uma partida que serviria somente para cumprimento de tabela. Os principais foram o amor ao clube e a esperança que a temporada 2022 seja repleta de alegria e comemorações com os resultados que possibilitem o retorno à Primeira Divisão.

Os torcedores também prestigiaram as despedidas de dois jogadores importantes na história da instituição, que integraram o grupo bicampeão da Copa do Brasil 2017 e 2018 - Rafael Sobis, em fim carreira, e Ariel Cabral, cujo contrato não será renovado para 2022. Ainda estava em jogo a chance de quebrar o recorde de público desde a reforma do estádio, em 2013.

Sobis e Cabral começaram no banco de reservas. Enquanto o camisa 10 se mostrou agitado à beira de campo, a ponto de levar uma bronca do quarto árbitro por causa das sucessivas reclamações, o meio-campista argentino permaneceu sentado, sem fugir do perfil discreto e tranquilo.

Dentro das quatro linhas, o Cruzeiro contabilizou nove finalizações e 60% de posse de bola no primeiro tempo. Especialmente nos 25 minutos, a equipe treinada por Vanderlei Luxemburgo pressionou a saída do Náutico e agitou os torcedores com boas tabelas e rápidas transições.

O time trocava passes com calma na defesa e acelerava a partir do meio-campo com a movimentação de Adriano, Lucas Ventura, Rômulo e Claudinho. Contudo, faltou caprichar mais nos cruzamentos - a maior parte nos pés dos defensores do Náutico - e nos chutes a gol.

Na melhor chance azul na etapa inicial, aos 33 minutos, Giovanni bateu colocado de fora da área, buscando o ângulo direito, e exigiu ótima defesa de Anderson. O goleiro do Náutico também trabalhou com qualidade nas tentativas de Rômulo e Eduardo Brock, ambas de média distância.

No segundo tempo, o Cruzeiro continuou em cima do Náutico e quase balançou a rede em um lance fortuito, aos 11 minutos, quando o goleiro Anderson chutou a bola em cima de Marcelo Moreno e a observou passar perto da trave.

Aos 22 minutos, Vanderlei Luxemburgo fez quatro substituições de uma só vez: além de Rafael Sobis na vaga de Giovanni, trocou Jean Victor, Wellington Nem e Claudinho por Felipe Augusto, Dudu e Vitor Roque. Aos 32, colocou Ariel Cabral, que usou a camisa 200 em alusão ao número de jogos, no lugar de Marcelo Moreno.

Por pouco Cabral não consagrou seu último jogo pelo Cruzeiro com um gol. Aos 40 minutos, ele cabeceou a bola no travessão após falta cobrada por Sobis. Aos 41, recebeu assistência de Vitor Roque e arrematou à esquerda.

Vitor Roque, aliás, poderia ter saído como herói nesta quinta-feira. Contudo, o garoto de 16 anos pegou mal na bola aos 49 minutos, depois de bom passe de Felipe Augusto, e errou o alvo quase na pequena área. Apesar da igualdade com o Náutico, os cruzeirenses reconheceram o esforço dos atletas e cantaram em incentivo à equipe.

CRUZEIRO 0X0 NÁUTICO

CRUZEIRO
Fábio; Rômulo, Léo Santos, Eduardo Brock e Jean Victor (Felipe Augusto, aos 22 do 2T); Adriano, Lucas Ventura e Giovanni (Rafael Sobis, aos 22 do 2T); Wellington Nem (Dudu, aos 22 do 2T), Claudinho (Vitor Roque, aos 22 do 2T) e Marcelo Moreno
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

NÁUTICO
Anderson; Hereda (Vinícius Vargas, no intervalo), Rafael Ribeiro, Carlão e Júnior Tavares; Djavan, Matheus Trindade e Juninho Carpina (Luiz Henrique, aos 32 do 2T); Thássio, Álvaro (Paiva, aos 15 do 2T) e Murillo (Giovanny, aos 15 do 2T)
Técnico: Hélio dos Anjos

Cartões amarelos: Dudu, aos 35 do 2T (Cruzeiro); Vinícius Vargas, aos 5, Matheus Trindade, aos 17, Carlão, aos 35, Giovanny, aos 39 do 2T (Náutico)

Motivo: 38ª rodada da Série B

Estádio: Mineirão

Data: quinta-feira, 25 de novembro de 2021

Árbitro: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)

Assistentes: Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (RJ)

VAR: Vinícius Furlan (SP)

Público: 60.700

Renda: R$1.347.180,00

Da Redação com Superesportes



Publicidade

+ Esportes

STJD dá prazo de cinco dias para CBF se manifestar sobre vaga do Democrata de Sete Lagoas na Série D

STJD dá prazo de cinco dias para CBF se manifestar sobre vaga do Democrata de Sete Lagoas na Série D

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na figura do presidente José Perdiz, interpelou a Confederação Brasile...

URGENTE: Santa Cruz entra no STJD por vaga do Democrata na Série D 2024

URGENTE: Santa Cruz entra no STJD por vaga do Democrata na Série D 2024

O Santa Cruz Futebol Clube, de Pernambuco, ingressou na tarde desta quarta-feira (27) no Superior Tribunal de Justiça De...

Democrata de Sete Lagoas x Santa Cruz: quem tem a razão pela vaga na Série D 2024?

Democrata de Sete Lagoas x Santa Cruz: quem tem a razão pela vaga na Série D 2024?

Na última segunda-feira (25), o Santa Cruz, time pernambucano, apontou que irá pleitear a vaga do Democrata na Série D d...

Setelagoanos garantem medalhas no Campeonato Mineiro de Taekwondo

Setelagoanos garantem medalhas no Campeonato Mineiro de Taekwondo

O grupo de atletas de Sete Lagoas que disputou a 1ª Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo no último final de semana (...

Santa Cruz quer vaga do Democrata na Série D 2024

Santa Cruz quer vaga do Democrata na Série D 2024

Os desafios do Democrata poderão ser maiores do que o imaginado na Série D deste ano: o Santa Cruz de Pernambuco anuncio...

Restam quatro: Copa Municipal Rádio Web Novidade define os times semifinalistas

Restam quatro: Copa Municipal Rádio Web Novidade define os times semifinalistas

Quatro times seguem vivos na busca pelo título de campeão da Copa Municipal Rádio Web Novidade em Sete Lagoas. Os semifi...

Gabigol, do Flamengo, recebe uma suspensão de dois anos por tentativa de manipulação em teste antidoping; pena vai até 2025

Gabigol, do Flamengo, recebe uma suspensão de dois anos por tentativa de manipulação em teste antidoping; pena vai até 2…

Gabigol foi condenado com uma suspensão de dois anos devido à tentativa de manipulação do exame antidoping. O processo, ...

Democrata firma acordo para quitar dívida de quase duas décadas e busca soluções para outras pendências

Democrata firma acordo para quitar dívida de quase duas décadas e busca soluções para outras pendências

Preocupada com a montagem do elenco para duas importantes competições este ano, a atual diretoria do Democrata, ainda, t...

Pedro Leopoldo abre inscrições para projeto de Futebol de Campo para Adolescentes

Pedro Leopoldo abre inscrições para projeto de Futebol de Campo para Adolescentes

A Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Direitos Humanos, lança o Projeto de Fut...

Confira quais são as próximas decisões pela Copa Náutico de Futsal 2024

Confira quais são as próximas decisões pela Copa Náutico de Futsal 2024

A Copa Náutico de Futsal 2024 "Marcos Dias Machado" terá finais nas categorias Jovens e Veteranos&nb...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos