Menu

Atlético empata com Emelec fora de casa pelas oitavas de final da Libertadores

O Atlético cometeu muitos erros e empatou com o Emelec em 1 a 1 nesta terça-feira (28), no Estádio George Capwell, em Guayaquil, no Equador, em jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Na igualdade, Ademir marcou o gol do Galo e Hulk desperdiçou pênalti na reta final do confronto.

Foto: Pedro Souza/AtléticoFoto: Pedro Souza/Atlético

Com uma estratégia um pouco mais precavida que o normal, a atuação do Atlético teve altos e baixos. O Galo fez um ótimo início no Equador, cedendo poucos espaços na defesa e marcando presença no campo de ataque. No entanto, sofreu com lances de perigo na reta final da primeira etapa.

No segundo tempo, o Atlético perdeu o controle do duelo. Primeiro, cometeu pênalti com Nathan Silva e cedeu o empate. Depois, viu Allan ser expulso em lance de imprudência, por confusão quando o jogo estava paralisado. Os acontecimentos custaram a vitória e o ímpeto ofensivo na etapa complementar. Hulk ainda perdeu pênalti com cobrança ruim nos minutos finais.

As equipes voltam a se enfrentar no dia 5 de julho (próxima terça-feira), às 19h15, no Mineirão, em Belo Horizonte. O próximo compromisso do Atlético é contra o Juventude, pela 15ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, no sábado (2), às 16h30. A partida ocorrerá no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.

O jogo

O Atlético adotou, claramente, uma postura um pouco mais cautelosa no duelo de ida das oitavas de final. A equipe de "El Turco" Mohamed cedia a bola ao Emelec e marcava, principalmente, da linha do meio-campo para trás, com bastante auxílio dos pontas (Rubens e Ademir) nas laterais.

O Galo tomou um susto logo aos 3 minutos, quando cometeu falha na saída de bola e sofreu perigo dentro da própria área. A resposta veio logo depois, com potente chute de Rubens, de fora da área, obrigando boa defesa de Ortíz.

Aos 15 minutos, o Atlético abriu o placar em jogada bem trabalhada. A partir de uma bola longa, Everson encontrou Hulk em movimento de pivô. Com dois toques, o camisa 7 acionou Nacho Fernández. O argentino demonstrou sua tradicional visão de jogo para encontrar Ademir, que teve o trabalho de escolher o canto e finalizar com categoria para balançar as redes: 1 a 0.

O gol deu ainda mais confiança ao Atlético, que já fazia um bom jogo. O time mineiro passava mais tempo com a posse de bola e buscava impor seu jogo. Aos 23 minutos, após rebatida de Nathan Silva, a bola sobrou para Hulk na área. O artilheiro alvinegro finalizou com muito perigo, rente à trave esquerda de Ortíz.

Atrás no placar, os equatorianos tinham dificuldades para criar boas chances. Os mandantes só foram recuperar a posse de bola a partir dos 30 minutos, quando o Galo voltou a priorizar a consistência defensiva e não se fazia mais tão presente no campo de ataque.

Aos 38 minutos, o Emelec chegou com perigo. Em lance de contra-ataque pela direita, Sebastián Rodríguez foi acionado por dentro com muita liberdade na entrada da área. Ele chutou colocado, mas a bola foi para fora. Três minutos depois, outra grande chance: ligado com liberdade pela esquerda, Jackson Rodríguez finalizou cruzado, acertando a trave defendida por Everson.

Segundo tempo

Com a vantagem no placar, o Atlético voltou para o segundo tempo com uma postura ainda mais reativa e linhas bastante baixas, próximas à própria área. O time mineiro apostava nos contra-ataques, buscando especialmente Hulk no pivô com ligações diretas - como ocorreu no lance que originou o gol.

Aos 8 minutos, Ademir desperdiçou oportunidade incrível para ampliar. Em contra-ataque veloz, Hulk conduziu e prendeu a bola até o último instante para acionar o companheiro livre, infiltrando na área. O velocista, no entanto, chutou fraco, no meio do gol, para defesa tranquila de Ortíz.

Logo em seguida, o Atlético sofreu um baque. O árbitro Fernando Rapallini foi acionado pelo VAR e, ao analisar um choque de Nathan Silva com Cabeza dentro da área, marcou pênalti para o Emelec. Com categoria, Sebastián Rodríguez cobrou no ângulo e empatou: 1 a 1.

Aos 22 minutos, mais um "balde de água fria" para o Galo. Allan se envolveu em confusão com Jackson Rodríguez quando o jogo estava parado por falta. Provocado pelo lateral do Emelec, o volante do Atlético deu uma cotovelada no adversário e acabou expulso após análise do juiz no VAR.

O panorama do jogo se tornou ainda pior aos mineiros, que recuavam ainda mais em campo e tinham dificuldades para puxar contra-ataques. Aos 33 minutos, no entanto, o Atlético quase voltou à frente no placar. Acionado por Ademir, Hulk fez boa jogada individual por dentro e saiu cara a cara com Ortíz, mas viu o goleiro fazer boa defesa.

Somente aos 38 minutos, Turco promoveu a primeira alteração no Atlético. Vargas entrou na vaga de Ademir. Logo em seguida, em lance de bola parada, Hulk foi derrubado na área e a arbitragem assinalou novo pênalti. O camisa 7 desperdiçou a oportunidade em defesa de Ortíz. Com gosto amargo, o Atlético empatou com o Emelec no Equador.

EMELEC 1x1 ATLÉTICO

Emelec

Ortíz; Carabalí, Guevara, Mejía e Jackson Rodríguez (Vera); Arroyo, Sebastián Rodríguez e Cevallos (Caicedo); Zapata, Pittón e Cabeza (Quiroga).
Técnico: Ismael Rescalvo

Atlético

Everson; Guga, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Otávio e Nacho Fernández (Calebe); Ademir (Vargas), Rubens (Réver) e Hulk.
Técnico: "El Turco" Mohamed

Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa Libertadores da América
Data: terça-feira, 28 de junho de 2022
Local: Estádio George Capwell, em Guayaquil

Árbitro: Fernando Rapallini (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti (Argentina) e Diego Bonfá (Argentina)
VAR: Victor Carrillo (Peru)

Gols: Ademir (Atlético, aos 15' do 1°T); Sebástian Rodríguez (Emelec, aos 13' do 2°T)
Cartões amarelos: Pittón, Guevara, Jackson Rodríguez, Arroyo, Mejía (Emelec); Nathan Silva (Atlético)
Cartão vermelho: Allan (Atlético)

Da Redação com Superesportes



Publicidade

+ Esportes

Crianças autistas entrarão em campo com jogadores do Democrata e Nova Iguaçu na partida de sábado (27)

Crianças autistas entrarão em campo com jogadores do Democrata e Nova Iguaçu na partida de sábado (27)

Abril é considerado o mês de conscientização sobre o autismo, sendo chamado também de "Abril Azul". E para reforçar as c...

Guia de jogos: confira a programação de futebol na TV neste final de semana

Guia de jogos: confira a programação de futebol na TV neste final de semana

Preparem-se, torcedores! O fim de semana promete ser eletrizante no mundo da bola! Nos dias 27 e 28 de abril, rola a bol...

Democrata estreia na Série D contra o Nova Iguaçu; ingressos à venda

Democrata estreia na Série D contra o Nova Iguaçu; ingressos à venda

O Democrata estreará na Série D do Campeonato Brasileiro contra o Nova Iguaçu-RJ, vice-campeão carioca, no próximo sábad...

Volante Claudinei, ex-Atlético, volta ao Democrata para a Série D

Volante Claudinei, ex-Atlético, volta ao Democrata para a Série D

O Democrata de Sete Lagoas anunciou nesta quarta-feira (24) o retorno do volante Claudinei, ex-Atlético, para a disputa ...

Com show de Scarpa e susto no final, Atlético derrota Peñarol e segue invicto na Libertadores; veja os gols

Com show de Scarpa e susto no final, Atlético derrota Peñarol e segue invicto na Libertadores; veja os gols

Uma vitória crucial para consolidar a liderança no grupo e dar um passo importante rumo às oitavas de final da Copa Libe...

Cruzeiro só empata com La Calera e continua sem vencer na Copa Sul-Americana

Cruzeiro só empata com La Calera e continua sem vencer na Copa Sul-Americana

Em uma partida de baixo desempenho técnico, Cruzeiro e Unión La Calera-CHI ficaram no empate em 0 a 0 nesta terça-feira ...

Bela Vista comemora 94 anos com futebol, pagode e amizade

Bela Vista comemora 94 anos com futebol, pagode e amizade

Uma das 'crias' do Garimpo completou 94 anos de história nesse domingo (21). O Bela Vista Futebol Clube abriu os portões...

Cabulosas dominam clássico e goleiam Galo por 4 a 0 no Brasileirão Feminino

Cabulosas dominam clássico e goleiam Galo por 4 a 0 no Brasileirão Feminino

Em um clássico emocionante no Sesc Venda Nova, o Cruzeiro goleou o Atlético por 4 a 0 na tarde desse domingo (21), pela ...

VÍDEO: 1ª Corrida Amamos Correr foi uma grande festa do esporte e ainda cumpriu papel social

VÍDEO: 1ª Corrida Amamos Correr foi uma grande festa do esporte e ainda cumpriu papel social

Muita animação, solidariedade e prática esportiva de alta qualidade. Assim foi a 1ª Corrida Amamos Correr, realizada em ...

Veja as fotos do aniversário dos 94 anos do Bela Vista F.C

Veja as fotos do aniversário dos 94 anos do Bela Vista F.C

Fotos: Djhéssica Monteiro e Filipe Felizardo/ Sete Lagoas.com.br {gallery}fotos_eventos_2024/Aniversario_Bela_Vista{/...

O SeteLagoas.com.br utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar a sua experiência!
Termos