Com mais de 58.000 pessoas presentes no Mineirão o Cruzeiro empatou por 1 a 1 com o Criciúma na tarde deste domingo pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
No primeiro tempo o time celeste teve dificuldades para impor seu estilo de jogo e repetir as boas atuações que se acostumou a ter nas partidas em casa. Num vacilo da zaga o Criciúma abriu o placar aos 39 minutos do primeiro tempo. Ao voltar com uma postura bem mais ofensiva após o intervalo, o Cruzeiro empatou com Bruno Rodrigues aos 45 minutos da etapa final.
O Cruzeiro soma mais um ponto e permanece isolado na liderança da competição com 59 pontos, 9 pontos a mais que o segundo colocado Bahia e 18 a mais que o 5º colocado Londrina, primeiro time fora da zona de acesso à Série A em 2023. O acesso está cada vez mais próximo de ser matematicamente confirmado. O Criciúma ficou em 9º lugar com 38 pontos.
O próximo jogo do Cruzeiro é quinta-feira, dia 08/09/2022, também no Mineirão contra o Operário-PR às 21:30h com mais uma expectativa de casa cheia. O Criciúma terá confronto em casa contra o Bahia na quinta-feira, às 19h. Os dois jogos serão válidos pela 29ª rodada do Brasileiro Série B.
Como foi a partida
1º tempo
Apesar do apoio do grande público presente e de todaatmosfera criada durante a semana para a partida, o Cruzeiro mostrou-se um pouco desconcentrado na primeira parte do jogo. As ações de ataque não surtiam efeito desejado e não levavam perigo ao gol do Criciúma. Este, por sua vez, conseguia se manter organizado em campo sem se abalar com a pressão da torcida celeste.
Aos 39’ Oliveira e Eduardo Brock ficaram na dúvida sobre quem deveria cortar um ataque do Criciúma e a bola sobrou na entrada da grande área celeste para que Hygor avançasse e marcasse o primeiro gol da partida, 1 a 0 para o Criciúma.
2º tempo
Na volta do intervalo Paulo Pezzolano resolveu ser mais ofensivo. Tirou seus laterais/alas Matheus Bidu e Wesley Gasolina para que os pontas Bruno Rodrigues e Jajá entrassem em seus lugares, respectivamente. Além disso, trocou o centroavante Edu por outro de mesma posição, Lincoln.
As mudanças fizeram com que o time celeste ficasse muito mais presente no campo de ataque. O segundo tempo se transformou, então, em um jogo de ataque dos mineiros contra a defesa catarinense. Lincoln perdeu chance clara de empatar aos 16’ quando pôde arriscar de frente para o gol, dentro da área. Na sequência, nova oportunidade, dessa vez com Daniel Jr. aos 35’.
Tamanha pressão fez com que aos 45’ Bruno Rodrigues conseguisse o empate após receber assistência de Lincoln na pequena área. 1 a 1 para alegria dos torcedores que ainda tiveram tempo de comemorar um gol do Cruzeiro nessa tarde.
Cruzeiro 1 x 1 Criciúma
Cruzeiro
Rafael Cabral, Zé Ivaldo, Lucas Oliveira, Eduardo Brock (Geovane Jesus), Wesley Gasolina (Jajá), Neto Moura, Machado, Bidu (Bruno Rodrigues), Daniel Júnior, Luvannor (Rafa Silva), Edu (Lincoln). Técnico: Paulo Pezzolano.
Criciúma
Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Zé Marcos e Hélder; Marcos Serrato, Arilson, Hygor (Rafael Bilu), Fellipe Mateus (Oswaldo Henríquez) e Marcelo Hermes (Rômulo); Caio Dantas. Técnico: Cláudio Tencati.
Gols: Bruno Rodrigues (Cruzeiro), Hygor (Criciúma).
Cartões amarelos: Machado, Bidu, Neto Moura, Rafa Silva (Cruzeiro), Zé Marcos (Criciúma).
Cartão vermelho: Rafa Silva (Cruzeiro).
Campeonato: Brasileiro – Série B, 28ª Rodada
Estádio: Mineirão, Belho Horizonte/MG
Quando: 04 de setembro de 2022 às 16h
Público: 58.702
Renda: R$ 2.478.008,00
Árbitro: Marielson Alves Silva (BA)
Assistentes: Jucimar dos Santos Dias (BA), Daniella Coutinho Pinto (BA)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Quarto árbitro: Vinícius Gomes do Amaral (MG)
Da Redação, por Vinícius Oliveira.