No único jogo da 26ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A realizado neste feriado nacional da Independência, o Atlético-MG empatou por 1 a 1 com o Red Bull Bragantino. O jogo foi realizado no Mineirão em Belo Horizonte, tendo sido iniciado às 17:00h.
O empate deixa o Atlético-MG em 7º lugar com 40 pontos e o Red Bull Bragantino na 11ª posição com 33 pontos.
O Atlético-MG volta a campo daqui a dez dias, no sábado 17/09/2022 às 16:30h, contra o Avaí em Florianópolis. Já o Red Bull Bragantino enfrenta o Goiás dia 18/09/2022 às 11:00h.
Como foi a partida
1º Tempo
O jogo demorou um pouco a engrenar, pois a primeira chegada relativamente perigosa ocorreu somente aos 11’: bom lance do Red Bull com Alerrandro após cruzamento rasteiro de Helinho, no qual Éverson fez ótima defesa.
Tudo prosseguia morno até que aos 15’ Sasha tocou de calcanhar para Jair e o volante bateu prensado à direita do gol. No minuto seguinte a pressão alvinegra continuou, Nathan Silva lançou à meia altura na área para Ademir desviar e abrir o placar. O lance ainda foi revisado pelo VAR, com gol confirmado: 1 a 0.
Depois de sofrer o gol a equipe do Red Bull Bragantino buscou ser mais efetiva no ataque. Aos 23’ Léo Ortiz aproveitou que Alonso apenas cortou para o meio da área uma cobrança de escanteio e finalizou à esquerda do gol de Éverson.
Aos 30’ Léo Ortiz deu boa assistência para Aderlan, que aplicando um “meio lençol” em Alonso dentro da área, arrematou com pequeno desvio em Arana no gol atleticano: 1 a 1.
No final do 1º tempo o Atlético buscou desempatar com dois lances de Keno: uma cabeçada aos 41’ e um chute na rede pelo lado de fora aos 44’. Mas nada comparado à qualidade de futebol a que o torcedor atleticano se acostumou em 2021.
2º Tempo
O Atlético voltou pressionando mais seu adversário. Ademir chutou com muita força aos 8’ levando perigo ao gol de Cleiton. Nacho, que entrou no intervalo no lugar de Zaracho, também chutou uma bola na trave aos 17’.
A partida prosseguia bastante concentrada no meio de campo, sem muitas ações de ataque efetivas das duas equipes. Enquanto Maurício Barbieri fez substituições trocando jogadores de mesma posição por outros – volante Eric Ramires pelo Jadsom Silva, atacante Alerrandro pelo Carlos Eduardo e lateral Aderlan por Andrés Hurtado –, Cuca optou por tirar o volante Jair e colocar o atacante Eduardo Vargas. Além disso, aos 22’ o treinador atleticano lançou o argentino Pavón na vaga de Ademir.
Junior Alonso fez um passe aos 34’ rompendo todas as linhas de defesa do Red Bull e achou Sasha. O atacante abriu para Pavón que, ao cruzar na área, acabou atingindo o travessão. Aos 37’ Sasha cabeceou para bela defesa de mão trocada de Cleiton.
Cuca também fez trocas de Guga por Mariano e Sasha por Rubens para que jogadores mais descansados participassem do jogo. No Red Bull, Artur deu lugar a Sorriso e Helinho a Miguel.
Após isso, enquanto a equipe mineira tentava marcar o segundo gol, Carlos Eduardo fez falta duríssima em Guilherme Arana. O lateral atleticano sentiu muitas dores, foi atendido fora de campo e deixou o gramado chorando, causando preocupação à comissão técnica e torcedores para a sequência da competição.
Mesmo com uma melhora em termos gerais do Atlético no 2º tempo, isso não foi suficiente para superar a defesa do Red Bull Bragantino e os mineiros conquistaram apenas um ponto neste jogo em casa: placar final 1 a 1.
Atlético-MG 1 x 1 Red Bull Bragantino
Atlético-MG
Everson, Guga (Mariano), Nathan Silva, Junior Alonso e Arana; Allan, Jair (Eduardo Vargas) e Zaracho (Nacho Fernández); Keno, Ademir (Pavón) e Sasha (Rubens). Técnico: Cuca.
Red Bull Bragantino
Cleiton, Aderlan (Andrés Hurtado), Léo Ortiz, Natan e Ramon; Raul, Lucas Evangelista e Eric Ramires (Jadsom Silva); Artur (Sorriso), Helinho (Miguel) e Alerrandro (Carlos Eduardo). Técnico: Maurício Barbieri.
Gols: Ademir (Atlético-MG), Aderlan (Red Bull Bragantino).
Cartões amarelos: Nacho Fernández (Atlético-MG), Helinho, Carlos Eduardo (Red Bull Bragantino).
Cartão vermelho: Cristiano Nunes, preparador físico (Atlético-MG).
Campeonato: Brasileiro – Série A, 26ª Rodada.
Estádio: Mineirão, Belo Horioznte-MG.
Quando: 07 de setembro de 2022 às 17:00h.
Público: 34.941
Renda: R$ 1.178.713,68
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Assistentes: José Eduardo Calza (RS), Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
4º Árbitro: Marco Aurélio Augusto Fazekas Ferreira (MG)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Da Redação, por Vinícius Oliveira.