A Prefeitura de Sete Lagoas – por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura – promove eventos esportivos, apoia muitos outros e, com isso, movimenta espaços públicos e envolve milhares de atletas de todas as idades. A coordenação geral é de responsabilidade da Secretaria Municipal Adjunta de Esportes e Lazer.

Somente nos meses de julho e agosto, por meio do Programa de Lazer, Esporte e Saúde da Cidade (PLESC), instituído pela Lei n° 9.340, cerca de 2.500 pessoas (atletas, alunos, crianças) se inscreveram para participar das 9 modalidades envolvidas entre projetos e eventos, são eles: Projeto Movimentar, Jogos Estudantis de Sete Lagoas (Jesel), Copa do Futuro, Copa de Futsal Feminino e Masculino, Caravana do Lazer, Beach Tênis, Judô e Festival do Terrão.
O Jesel, por exemplo, retornou após dois anos reunindo 18 escolas da cidade com várias modalidades esportivas. Para a coordenadora, Renata Pereira, a expectativa é que mais inscrições e parcerias sejam realizadas em 2023. Parcerias, inclusive, que fomentam o esporte e melhoram campos e quadras. “Na estrutura, a Prefeitura conta com o apoio das federações esportivas e empresas privadas que contribuem com a preservação dos espaços públicos”, completa Herivelton Martins, responsável pelas praças esportivas.
A Secretaria Municipal Adjunta de Esportes e Lazer também realiza, no próximo sábado, 24, de 8h às 11h30, na Praça Dom Carlos Carmelo Mota e ginásio coberto Márcio Paulino, o 1° Festival Paraolímpico em conjunto com o Comitê Olímpico Brasileiro (COB). “O objetivo é, além da prática do esporte, a conscientização da população para com as pessoas com deficiência” ressalta Fabrício Frederighi Fonseca, secretário adjunto de Esportes e Lazer.
Com Prefeitura de Sete Lagoas