Foram três anos de sofrimento, escândalos internos, resultados ruins, mas também muita esperança e presença constante da torcida principalmente em 2022: passado o pior momento de sua história o Cruzeiro volta à Série A do Campeonato Brasileiro com ampla vitória sobre o Vasco por 3 a 0.
Um público de 59.204 pagantes no Mineirão pôde testemunhar a noite histórica em que, dominando a maior parte do jogo, a equipe celeste construiu o placar de 3 a 0 sobre os vascaínos que pouco fizeram para impedir tal marca.
O Cruzeiro alcançou 68 pontos e não pode mais ser alcançado por um time que esteja fora dos quatro classificados à Série A do ano que vem. É o recorde de acesso mais rápido da história, pois ainda faltam sete rodadas a serem disputadas (antes o Corinthians em 2008, Palmeiras em 2013 e Portuguesa em 2011 subiram faltando seis jogos).
Já o Vasco fica estacionado em 4º lugar com 48 pontos correndo perigo de não subir, pois o Londrina vem logo atrás com 45 pontos e ainda joga na rodada.
O próximo jogo do Cruzeiro na competição é contra a Ponte Preta em Campinas dia 28 de setembro às 19 horas. O Vasco encara justamente o Londrina, no Rio de Janeiro, dia 29 de setembro às 21:30.
Como foi a partida
1º tempo
O Vasco começou atacando bastante, numa postura que pode ter assustado um pouco os jogadores cruzeirenses. Mas isso durou menos de 10 minutos, pois o Cruzeiro soube passar as turbulências iniciais e logo dominar a partida, principalmente por ganhar grande parte das disputas no meio campo.
Aos 24’ Filipe Machado abriu o placar com um chute de fora da área que contou com desvio em Danilo Boza antes de enganar o goleiro Thiago Rodrigues: 1 a 0.
Mesmo tendo controle de seu jogo, o Cruzeiro não teve tantas oportunidades claras de gol depois de fazer 1 a 0. Porém, já no final do primeiro tempo Bruno Rodrigues cobrou bem uma falta e a bola caprichosamente bateu na trave, levantando a torcida até o momento em que o juiz indicou o intervalo.
2º tempo
Na segunda etapa a diferença de atuação entre os times foi acentuada, pois o Vasco voltou ainda mais perdido que no primeiro tempo. Jorginho fez mudanças na equipe que não surtiram efeito. Pelo contrário, podem ter desarticulado a equipe carioca, fazendo com que mais espaços surgissem para os mineiros.
Num desses espaços Bruno Rodrigues recebeu enfiada de bola de Wesley Gasolina, avançou pela direita e tocou para Edu livre na área. O “Imperador Azul” só teve o trabalho de escorar para as redes: 2 a 0. O lance ainda foi revisado pelo VAR, mas nada de irregular ocorreu para que se anulasse o gol.
O Cruzeiro seguia mantendo sua boa atuação e o terceiro gol foi marcado por Luvannor já aos 40 minutos do segundo tempo. Dessa vez foi o lateral esquerdo Marquinhos Cipriano quem avançou pela sua lateral e encontrou Luvannor desmarcado na área. O atacante fez o chute que novamente contou com desvio em Danilo Boza e entrou nas redes vascaínas: 3 a 0.
Os minutos finais foram de êxtase para a torcida presente no estádio e, no apito final, a comemoração se estendeu a jogadores, comissão técnica e membros da diretoria. Incluindo Ronaldo Fenômeno, o dono da SAF Cruzeiro, que desceu ao gramado para confraternizar com todos os envolvidos nessa noite.
Cruzeiro 3 x 0 Vasco
Cruzeiro
Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Stênio (Wesley Gasolina), Filipe Machado, Neto Moura (Willian Oliveira) e Kaiki (Marquinhos Cipriano); Lincoln (Daniel Jr), Bruno Rodrigues e Edu (Luvannor). Técnico: Paulo Pezzolano.
Vasco
Thiago Rodrigues; Leo Matos (Gabriel Pec), Danilo Boza, Anderson Conceição e Paulo Victor; Yuri Lara, Andrey Santos, Nenê (Alex Teixeira) e Marlon Gomes; Eguinaldo e Raniel (Figueiredo). Técnico: Jorginho.
Gols: Filipe Machado, Edu, Luvannor (Cruzeiro).
Cartões amarelos: Stênio (Cruzeiro), Paulo Victor(Vasco).
Campeonato: Brasileiro – Série B, 31ª Rodada
Estádio: Mineirão, Belho Horizonte/MG
Quando: 21 de setembro de 2022 às 21h
Público: 59.204
Renda: R$ 2.974.486,00
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA/SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP), Gustavo Rodrigues de Oliveira (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)
Quarto árbitro: Wanderson Alves de Sousa (MG)
Da Redação, por Vinícius Oliveira.