Quem passou pelos arredores das obras da Arena MRV nas últimas semanas percebeu que as vias que cercam o estádio do Atlético estão sendo modificadas. É que as obras viárias, parte das contrapartidas exigidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, para a construção do estádio, começaram.
Segundo o gerente de projetos da Arena MRV, Diego Pontes, para começar as obras foi necessário aguardar o alvará de urbanização, o que liberou o processo. As intervenções viárias começaram em setembro e devem ser entregues até março, quando o estádio será inaugurado. Já as obras da arena têm previsão de ficarem prontas entre dezembro e janeiro.
Até lá, algumas vias no entorno serão interditadas, o que pode prejudicar o trânsito no local. “A obra causa transtorno mesmo e vamos tentar mitigar ao máximo os transtornos para a comunidade e para o meio ambiente. Um comunicado foi entregue para os moradores dos arredores informando todos os impactos que vão ser causados”, disse Diego Pontes.
Tráfego em 2023
Para ajudar a aliviar o trânsito no entorno quando a Arena MRV já estiver pronta, em dias de eventos no estádio, a ideia é incentivar o público a usar o transporte público. Por isso, parte das obras que estão sendo feitas hoje visa deixar a experiência dos pedestres mais fácil. O engenheiro Osias Baptista Neto, que ajudou o Atlético no estudo de tráfego, explica.
“Obviamente não tem como fugir do trânsito quando estiver funcionando. O que a gente pretende é que com a utilização do metrô e do ônibus na Via Expressa vamos ter uma opção atrativa para as pessoas não precisarem ir de carro pro estádio. As calçadas que estão sendo construídas e a duplicação do viaduto vão ajudar os pedestres a chegarem aos pontos de ônibus”, disse.
Da Redação com O Tempo.