Começa nesta quarta-feira (24) a edição 2024 do Módulo I do Campeonato Mineiro. Atual tetracampeão estadual, o Atlético é o principal favorito ao título, mas tem a hegemonia ameaçada pelos rivais América e Cruzeiro. Reforçados para as divisões nacionais deste ano, os clubes do interior também estão no páreo e prometem desafiar a força do trio da capital.
O Estadual deste ano repete o formato de disputa iniciado em 2023. As 12 equipes estão divididas em três grupos. América, Atlético e Cruzeiro são os cabeças de chave.
Grupo A
- Cruzeiro
- Tombense
- Ipatinga
- Itabirito
Grupo B
- Atlético
- Villa Nova
- Pouso Alegre
- Uberlândia
Grupo C
- América
- Athletic
- Democrata-GV
- Patrocinense
Regulamento
Na fase classificatória do Campeonato Mineiro, as equipes enfrentam somente os adversários de outras chaves. Serão oito partidas para cada participante. O primeiro colocado de cada grupo avança à semifinal. O melhor segundo colocado também vai ao mata-mata. Os jogos eliminatórios serão no sistema ida e volta.
Na fase mata-mata (semifinal e final), a equipe com melhor campanha será mandante do jogo de volta. O detentor da melhor campanha também tem a vantagem no placar agregado. As três equipes com as piores campanhas na fase de grupos disputarão um triangular para a definição de dois rebaixados ao Módulo II do Campeonato Mineiro de 2025.
Os clubes que terminarem entre quinto e oitavo lugar na fase de grupos do Campeonato Mineiro vão ao Troféu Inconfidência. O sistema de disputa da competição paralela é o mesmo do mata-mata do Estadual.
Datas
O Campeonato Mineiro será disputado de 24 de janeiro a 6 de abril. A última rodada da primeira fase está agendada para o dia 2 de março (sábado). As datas dos confrontos da fase eliminatória do Estadual ainda não foram definidas pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
Jogos da primeira rodada do Mineiro
24 de janeiro
- Tombense x Uberlândia – às 19h, em Tombos
- Villa Nova x Cruzeiro – às 19h, em Nova Lima
- Athletic x Ipatinga – às 20h, em São João del-Rei
- Democrata-GV x Itabirito – às 20h30, em Governador Valadares
- Patrocinense x Atlético – às 21h30, em Patrocínio
25 de janeiro
- América x Pouso Alegre – às 19h, em Belo Horizonte
Hegemonia do Atlético; jejum de América e Cruzeiro
No Estadual deste ano, o Atlético tenta repetir um feito da geração histórica. Entre 1978 e 1983, o Galo conquistou pela última vez a sequência de cinco títulos mineiro. Com os títulos de 2020 a 2023, o Atlético se isolou como o maior campeão mineiro: são 48 taças, dez a mais que o Cruzeiro, segundo colocado da lista. O América aparece abaixo, com 16 conquistas.
Antes do tetra alvinegro, o Cruzeiro foi o último a levantar o troféu mineiro, em 2019, superando o arquirrival na decisão. Reformulado, o time celeste aposta na chegada do técnico Nicolás Larcamón para encerrar o jejum.
Já o América, atual vice-campeão estadual, não fatura o título desde 2016. Agora comandado por Cauan de Almeida, Coelho tenta afastar a frustração do rebaixamento no Campeonato Brasileiro para fazer frente aos concorrentes.
Da redação com No Ataque